top of page

Programação sobre gerenciamento de resíduos marca Dia Mundial do Meio Ambiente


Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, o Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e a Mineração Rio do Norte (MRN) realizaram uma programação com o tema: A importância do gerenciamento dos resíduos para o desenvolvimento do município.

A programação contou com palestras, minicursos, exposição de banners e stand, brincadeiras e teatro, destacando os hábitos diários de vida e a necessidade de mudança, com mais responsabilidade com o meio ambiente.


A palestra sobre Análise do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), proferida por Maruza Waldeck, chefe de controle ambiental da Semma, tirou dúvidas dos alunos dos cursos de saúde e abordou os erros mais comuns dos planos, dentro dos estabelecimentos de saúde.


A Analista de Comunicação da MRN, Karol Amorim, esteve no stand e falou sobre alguns projetos desenvolvidos pela empresa. “Aqui nós mostramos a bauxita, a cadeia do alumínio e o que ela gera. Todo o resíduo nós conseguimos reciclar, como: papelão, plástico, garrafas pet. Esse material é enviado a uma ong em Belém, que vende, e isso gera renda”.


Os alunos do 3° semestre de Gestão Ambiental do IESPES realizaram brincadeiras de “passe e repasse”, com perguntas e respostas, focando nos resíduos sólidos. A turma do 5º semestre participou com banners e apresentações orais. E a turma do 1º semestre convidou alunos da escola Rotary na faixa etária de 7 a 10 anos, para assistir a uma peça teatral sobre higiene e segurança no lar.


O professor de Gestão Ambiental, Darlison Nobre, que contracenou na peça teatral, destacou o método de ensinar às crianças. “Eu gosto desse tipo de coisa, é um modo que eu utilizo para ensinar. É uma metodologia que torna claro o tema, e recebe uma resposta imediata, com a interação das crianças”.


O coordenador do curso de Gestão Ambiental, Albino Portela, destacou que o objetivo do evento foi envolver a comunidade em geral. “As crianças têm a responsabilidade de cobrar dos pais. Então o curso de Gestão Ambiental inovou trazendo a escola para dentro da instituição, para criar na criança a consciência ambiental, e mostrar que ela também é responsável por um meio ambiente mais limpo”.


A programação encerrou com a palestra sobre Logística Reversa, ministrada pelo especialista em logística da MRN, Uexlei Andrade.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page