Iespes realiza evento em apoio à campanha Outubro Rosa


O Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) vai realizar, na terça-feira, 11 de outubro, uma programação em apoio à campanha nacional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. As turmas do 8° semestre vespertino e noturno do curso de Enfermagem estão à frente da programação. Os cursos de Radiologia, Estética e Cosmética e Farmácia participam com exposição de stands, informações sobre o tema, e demonstrações na prática.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Leidiane Gonçalves, ressalta que as informações repassadas contribuem para o aprendizado dos acadêmicos, e para a sociedade em geral. “Trabalhamos com a parte preventiva e de assistência à saúde. Vamos prestar um serviço que vai fortalecer o processo de aprendizagem dos acadêmicos, e alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção do câncer de mama”, destaca.

As atividades vão iniciar às16h30, com as exposições em stands, na área externa, relacionadas à assistência contra o câncer. O curso de Radiologia vai abordar o autoexame de mama, devido muitas mulheres deixarem de realizar por desconhecimento. O curso de Farmácia, em conjunto com o LabIespes, vai realizar testes de glicemia capilar, pressão arterial e orientações farmacêuticas. “O paciente que faz o tratamento para o câncer recebe inúmeros medicamentos e, muitas vezes, não sabe quais as reações medicamentosas que podem ocorrer”, ressalta Leidiane Gonçalves.

O curso de Estética e Cosmética vai trabalhar com a autoestima das mulheres, realizando ações de beleza como limpeza facial, maquiagem e massagem. Um grupo de mulheres comunitárias vai expor artesanatos realizados por elas próprias.

O curso de Enfermagem, com participação de alunos de todos os semestres, vai realizar exposição de um memorial fotográfico sobre os tipos de câncer. A exposição será um diferencial este ano. Serão mostradas imagens de mulheres que desenvolveram o câncer.

À noite, após a apresentação cultural com a banda do 8° Bec, o oncologista Marcos Fortes vai proferir a palestra: “Prevenção do Câncer e Perspectiva do tratamento”, com abordagens sobre os inúmeros tipos de câncer e quais as prevenções disponibilizadas em Santarém.

O médico radiologista Bruno Moura vai palestrar sobre: “A importância dos exames clínicos por imagem para detectar tipos de câncer”, para alertar sobre a necessidade de as mulheres realizarem a mamografia, exame de ressonância e detectar possível tumor maligno ou benigno do câncer. Ao final, haverá show cultural com a banda Quatro Estações.