Projeto ABC brincando no HRBA leva recreação a crianças hospitalizadas

O projeto de extensão intitulado “Projeto ABC Brincando no HRBA”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia do Iespes, em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas, proporciona momentos de recreação e educação às crianças que estão em tratamento de câncer, e passam um longo tempo internadas ou moram no hospital.

De segunda a quinta-feira, duas acadêmicas bolsistas e cinco acadêmicas voluntárias do curso de Pedagogia realizam atendimentos às crianças da ala oncológica do HRBA. Na sexta-feira, as acadêmicas realizam o planejamento das atividades, e a produção de materiais pedagógicos que serão utilizados no decorrer da semana.

A professora Ana Betânia é coordenadora do projeto. “O projeto tem por objetivo oportunizar às crianças hospitalizadas no Hospital Regional o direito de desfrutar de projetos educacionais de forma a garantir a recreação e escolarização assistida”, explica.

No total, são 16 encontros mensais realizados no hospital. O projeto assiste, em média, 27 crianças. A professora Ana Betânia ressalta que o atendimento é realizado individualmente, pois são crianças de diferentes patologias, e depende muito da disposição, e até mesmo das condições em que cada criança se encontra.

As atividades desenvolvidas são voltadas para alfabetização, contação de histórias, pinturas, desenhos, leitura e escrita.

As bolsistas do projeto são as alunas Dâmilla Silveira Da Silva (3º semestre), Luana da Silva Ramos (7º semestre), e as voluntárias Ieda Da Silva Bastos (3º semestre), Soraia de Sousa Moura (7º semestre), Alexandra Viana da Silveira (1º semestre), Lucineide Batista Rodrigues (3º semestre) e Jocelia Rodrigues Santos (3º semestre).