top of page

PI de Radiologia aborda câncer bucal para alunos do 3° ano


Acadêmicos do 3° semestre do curso de Radiologia do Iespes realizaram, ontem, 8, uma intervenção do Projeto Interdisciplinar (PI), sobre o câncer bucal, na escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Pedro Álvares Cabral, bairro Laguinho.

Foi realizada uma palestra, para alunos do 3° ano da escola, informando sobre fatores de risco: tabagismo, alcoolismo e o vírus HPV, que são os principais fatores que podem ocasionar o câncer de boca.

O professor Daniel Berretta é o orientador do projeto. Ele afirma que o câncer de boca pode ser causado tanto pelo tabaco associado ao álcool, quanto pelo vírus HPV. “É importante que eles fiquem atentos e evitem os fatores de risco que são cigarro, tabaco, sexo não seguro, que pode contaminar com HPV e exposição solar para evitar o câncer de lábio também”, explicou.

Após a palestra, um banner foi fixado na escola com informações relacionada ao tema, e um lanche foi oferecido aos participantes. “São informações relacionadas principalmente à prevenção, os sintomas do câncer bucal e como eles devem proceder caso seja identificada algum tipo de lesão . É necessário que imediatamente seja buscada ajuda de um profissional”, ressaltou o professor.

O tema já foi trabalhado em outros bairros, por outras turmas, como parte do Projeto Interdisciplinar (PI). O bairro Laguinho foi o terceiro a receber informações sobre o tema.

Daniel Berretta explicou que, no segundo semestre, para dar continuidade ao PI da turma, a ideia é analisar se as informações foram bem recebidas e expandir. “Vamos verificar o que ficou, o que conseguimos sedimentar dessa informação, e tentar multiplicar isso pro entorno deles, que é a família e pessoas que estão próximas, para que eles possam expandir isso”, finalizou.

Este é mais um dos temas trabalhados no Projeto Interdisciplinar (PI), desenvolvido por acadêmicos do Iespes, com orientações dos professores. A socialização de todos os trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2017, vai ocorrer amanhã, a partir das 14 horas, no Iespes.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page