Turma de Gestão Ambiental participa de aula extraclasse na Orla de Santarém


Acadêmicos do 4º semestre do curso de Gestão Ambiental do Iespes participaram de uma aula extraclasse, segunda-feira, 14, na orla de Santarém, sob orientação do professor Darlison Nobre. A atividade fez parte da disciplina Bacias Hidrográficas Regionais, ministrada pelo professor, que enfatiza a utilização dos rios e/ou das bacias hidrográficas como base de recursos hídricos.

O objetivo da aula foi mostrar a importância dos rios, seja como forma de sobrevivência ou lazer. Os acadêmicos conversaram com as pessoas para saber de que forma elas utilizam o Rio Tapajós. Além disso, eles também realizaram pesca artesanal no local.

Darlison Nobre destacou que é preciso que os alunos tenham uma aproximação com o rio antes de iniciar as atividades da disciplina. “A ida a beira do rio permitiu aos acadêmicos contemplar o pôr do sol de frente para o maravilhoso Rio Tapajós, como também realizar a pesca artesanal com anzol e linha, no propósito de estimular a percepção ambiental deles para melhor compreender a importância dos rios de drenagem e a inter-relação entre o homem e o meio natural”, explicou.

As entrevistas com os pescadores e outras pessoas que passavam pelo local fizeram com que os alunos pudessem conhecer mais sobre a utilização do rio. “O momento serviu para que os educandos compreendam a importância de um rio na vida das pessoas; como meio de transporte, lazer, fornecedor de alimentos e muitos outros benefícios”, continuou o professor.

Os alunos precisam fazer um relatório do que foi observado com a atividade para prosseguirem com a disciplina. O professor do curso de Gestão Ambiental, José Palheta, também participou da atividade.