Acadêmicos de Psicologia do Iespes apoiam Operação Sorriso em Santarém

Acadêmicos do curso de Psicologia do Iespes ajudaram na ação da Operação Sorriso, a maior organização médica voluntária do mundo. A Ong internacional é dedicada a reunir médicos voluntários para operar gratuitamente o sorriso de crianças portadoras de lábio leporino e fenda palatina.

Em Santarém, este é o 11° ano de missão. As cirurgias foram realizadas no Hospital e Maternidade Sagrada Família, entre os dias 16 e 19 de agosto. A Organização Social Acadêmica (Osca), composta acadêmicos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do curso de Psicologia do Iespes, apoia a Operação Sorriso em Santarém.

Os acadêmicos de Psicologia atuam com atividades específicas de minimização da ansiedade

das pessoas frente às cirurgias, desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças, e de acolhimento aos pais.

A coordenadora do curso de Psicologia do Iespes, Thayanne Branches, ressalta que as atividades possibilitam aos acadêmicos de Psicologia aliarem teoria e prática e terem contato com diversas especialidades. “A vivência dos acadêmicos como voluntários na Operação Sorriso auxilia eles aliarem a teoria obtida na academia, aplicando a prática do trabalho voluntário no âmbito hospitalar, atuando em conjunto com diversas especialidades. Além de possibilitar o contato com a atuação do psicólogo frente a demandas do pré, pós operatório dos pacientes e acolhimento às famílias”.

A organização não governamental e sem fins lucrativos Operação Sorriso oferece a crianças e adultos carentes com deformidades faciais cuidados médicos, como a cirurgia reparadora, em todo o mundo.