XI Seminário de Psicologia aborda solidão e contemporaneidade


O curso de Psicologia do Iespes realiza esta semana, nos dias 14 e 15, o XI Seminário de Psicologia, com o tema: Psicologia frente a novas possibilidades: solidão e contemporaneidade.

O objetivo, segundo a coordenadora do curso, Thayane Branches, é falar sobre como a solidão pode gerar diversas patologias na sociedade de hoje em dia, como depressão, estresse e ansiedade, e demonstrar possibilidades terapêuticas de tratamento.

A professora afirma que as próprias redes sociais contribuem para que as pessoas se afastem das relações sociais, e podem gerar possíveis doenças psicológicas. “Vamos falar justamente dessa perspectiva. Do quanto a solidão pode gerar o processo de adoecimento. Frente a isso, vamos trazer um dos principais escritores de livros da área de psicologia hospitalar e saúde, que é o palestrante Valdemar A. Angerami Camon”, detalha.

O psicoterapeuta Camon vai tratar sobre solidão a ausência do outro, que segundo Thayanne Branches, “é reflexo do modelo de vida atual”.

No dia seguinte vão ser realizados minicursos, mesa redonda e vivência com temáticas relacionadas ao assunto. À noite haverá sarau e, para finalizar, a psicóloga Sheila Gonçalves vai tratar sobre o tema “Psicologia positiva como estratégia na prática do cuidado”.

A psicologia positiva é uma maneira de fazer com que as pessoas olhem para as coisas positivas, e se sintam mais otimistas, felizes e com qualidade de vida, como uma possível solução para esse processo de adoecimento da sociedade contemporânea.

“Vamos trazer a psicologia positiva. É uma tendência recente para a nossa região, porém para o sul e até fora do Brasil é uma área da psicologia muito desenvolvida. Ela vai falar sobre o olhar da psicologia positiva na prática do cuidado, das possibilidades terapêuticas no cuidado do outro”, esclarece Thayanne Branches.

O evento é destinado aos acadêmicos de Psicologia e áreas afins. A organização está por conta da professora Izabelly Lopes e da turma do 6 ° semestre do curso.

Programação:

Dia 14/09/2017

18h: Inscrição e Credenciamento

19h: Abertura

Palestra: Solidão a ausência do outro.

Palestrante: Valdemar A. Angerami-Camon – Psicoterapeuta existencial; Membro da Comissão Justiça e Paz; Autor com o maior número de livros publicados em psicologia no Brasil, e adotados nas universidades de Portugal, México e Canadá.

Dia 15/09/2017

08h: Minicursos:

Tema: Solidão segundo a filosofia e seus reflexos na psicologia.

Ministrante: Psicólogo Mestre Paulo de Tarso.

Tema: O sintoma da Angústia na atuação clínica.

Ministrante: Psicóloga Mestre Simone Pereira

Tema: Depressão infantil: da teoria a prática em TCC.

Ministrante: NUCCAP – Núcleo Cognitivo Comportamental de Atendimento Psicológico.

09h: Atividade interativa

Os desafios da inclusão na contemporaneidade.

Psicóloga Esp. Maria das Dores

15h: Mesa Redonda: Cuidados Paliativos: desmistificando conceitos.

Participantes:

Irene Lauer Martinez – Enfermeira especialista em feridas e urgência e emergência.

Lenizio Lima Lellis – Médico com residência em cirurgia ginecológica e obstetrícia, ultrassonografias, biomédico e farmacêutico.

Irani Lauer Lellis – Psicóloga Clínica com doutorado em psicologia.

15h: Minicursos

Tema: O encontro com a Morte: Luto e Viuvez.

Ministrante: Psicóloga Mestre Margareth Lury.

Tema: 13 Reasons Why e a psicanálise: a angústia do adolescente na sociedade do vazio.

Ministrante: Psicólogo Mestrando Ruy Guilherme

Vivência: Percepção do outro através da empatia.

Ministrante: Psicóloga Esp. Edilmara Rocha.

18h: Sarau

19h30: Palestra: Psicologia positiva como estratégia na prática do cuidado.

Palestrante: Sheila Gonçalves Câmara – Possui graduação em Psicologia (1997), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (1999) e Doutorado em Psicologia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado Sanduiche na Universidad Autónoma de Marid (2002)