Lacoop realiza campanha de doação de medula óssea no Iespes


A Liga Acadêmica de Análises Clínicas do Oeste do Pará (Lacoop), do curso de Biomedicina do Iespes, realizou hoje, 19, uma ação, em parceria com a Fundação Hemopa, para aumentar o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Segundo o coordenador do curso de Biomedicina do Iespes, Oliva Apolinário, a Campanha "4ml de Esperança" visa encontrar pessoas que sejam compatíveis com algum paciente que precisa de um transplante de medula óssea.

“O objetivo foi incrementar o número de pessoas cadastradas no Redome para possibilitar encontrar dentro do universo de 100 mil pessoas, uma que seja compatível com o paciente que esteja precisando realizar um transplante de medula óssea e que, muitas vezes, é a única forma de salvar uma vida”, explicou.

A ação conseguiu a coleta de mais de 40 pessoas, ultrapassando a meta repassada pelo Hemopa, de 30 coletas. “Além disso, nós formamos multiplicadores de informações que podem chamar mais pessoas para ingressarem no Redome”, acrescentou o professor.

O membro da Lacoop, Mateus Duarte Gonçalves também falou sobre a importância da ação.“O Redome ainda tem poucos dados. Como hoje coletamos mais de 40 amostras, vai aumentar a quantidade de pessoas disponibilizadas no sistema. É muito bom que as pessoas se manifestem para esse tipo de doação”, destacou.

Esta foi a primeira atividade de extensão da liga, e esteve inserida dentro de um dos programas da Lacoop, que trabalha com ações de saúde e de conscientização sobre um tema específico. Oliva Apolinário explicou que a escolha do tema de medula óssea se deu porque no sábado, 17 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea.

O acadêmico Mateus Duarte Gonçalves afirmou que a liga vai estar sempre presente neste tipo de ação social. “Esta foi a primeira campanha da liga. Posteriormente, vamos aumentar nosso desempenho, fazer mais eventos dentro da instituição, e fora da instituição também. A liga foi criada com esse intuito, de beneficiar principalmente o próximo”, finalizou.