Acadêmicos de Jornalismo participam de palestra sobre gerenciamento de crise


Na sexta-feira, 01, as turmas do 4°, 6° e 8° semestres do curso de Jornalismo do Iespes participaram de uma palestra sobre gerenciamento de crise, ministrada pela especialista em jornalismo empresarial e assessoria de imprensa, Albanira Coelho. A convidada é egressa da primeira turma de Jornalismo do Iespes, e atualmente coordena o setor de Comunicação da Ufopa. A atividade fez parte da disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela professora Rosa Rodrigues para a turma do 4º semestre do curso. As outras duas turmas participaram como convidadas. O coordenador do curso, Milton Mauer, também esteve presente, acompanhando acadêmicos do 2º semestre.

Albanira relatou suas experiências na área e falou sobre as características necessárias para o profissional de assessoria de imprensa e seus desafios, elencando diferenças do setor público e do privado. Segundo ela, é preciso que o profissional seja calmo, humilde e tenha equilíbrio para conseguir lidar com diversos tipos de situação.

Ela ressaltou que o setor de comunicação deve estar bem informado sobre os acontecimentos de uma empresa, conquistando a confiança dos demais setores, e trabalhando internamente para não criar uma crise externa. Também foi ressaltado a força das redes sociais e as mudanças no trabalho dos jornalistas com o advento da internet. Os alunos tiraram dúvidas e os professores presentes contribuíram para o momento. Rosa Rodrigues ressaltou a importância dos alunos participarem deste tipo de atividade. "É importante que os alunos mantenham contato com profissionais que têm experiências a compartilhar na área da assessoria de imprensa, principalmente na gestão de crise que envolve uma série de estratégias para a condução das situações", ressaltou.