Semana do Cérebro é realizada pela primeira vez em Santarém


O Grupo de Estudos em Neurociências Aplicadas (Grupo Neuro), do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), promove nos dias 14 e 15 de março, a Semana do Cérebro, pela primeira vez em Santarém. O evento faz parte da campanha global denominada Brain Awareness Week (BAW), que tem o intuito de divulgar os benefícios do estudo do cérebro.

O tema é “Neurociência e memória. A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives e da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Organizações do mundo todo se unem, no mês de março, para divulgar conhecimentos em neurociências. “O evento busca levar para todos os públicos, informações sobre neurociência que possam promover saúde e qualidade de vida para a população”, explicou a professora do Iespes, Giovana Gibbert, coordenadora do Grupo Neuro.

Em Santarém, a programação vai viabilizar atividades voltadas para alunos do ensino médio, com abordagens sobre a importância da qualidade do sono para o aprendizado. No Iespes, será feito um ciclo de palestras sobre os avanços em pesquisas com relação a aprendizado, memória e cognição e as doenças neurológicas que podem interferir nestas condições. Também haverá o Cineneuro, com exibição de documentários.

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. “As atividades buscam aproximar o meio científico da comunidade, uma vez que o evento é aberto para o público acadêmico, profissional e para a comunidade geral”, ressaltou Giovana.

A programação do dia 14 inicia às 18h e vai até às 22h, e do dia 15, inicia às 14h e vai até às 22h.

O Grupo Neuro, responsável pelo evento, foi criado em 2017, com o objetivo de relacionar a teoria e a prática nas diversas áreas em que a Neurociências atua. Alunos de diversos cursos do Iespes participam das discussões realizadas pelo Grupo. Além da professora Giovana Gibbert, a professora Bárbara Risuenho também está a frente da iniciativa e coordena evento.

PROGRAMAÇÃO

14/03

18h – CREDENCIAMENTO