Acadêmicos e profissionais participam da inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do I

Foi realizada na terça-feira, 15, a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Iespes. Participaram alunos do curso de Ciências Contábeis, professores e convidados da Receita Federal.

Foram realizadas duas palestras sobre educação financeira e a importância do NAF, ressaltando o quanto é essencial a participação dos alunos nesse projeto. Os palestrantes foram do convidados do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Receita Federal.

O NAF, em parceria com a Receita Federal, prestará serviços para pessoas com baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos, relativos a obrigação tributária. Serão realizados atendimentos para pessoas com restrições no CPF, por exemplo.

Os acadêmicos do Iespes vão prestar os atendimentos, com orientações contábeis. Inicialmente, 26 alunos participaram de um treinamento. Eles ainda vão passar por uma seleção antes de integrarem o NAF. "Os alunos foram treinados no mês de dezembro em diversas áreas de formação para prestarem o serviço", afirma o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Iespes, José de Jesus.

O professor ressaltou que o NAF será uma forma de os estudantes se qualificarem sobre a área e colocar em prática o aprendizado acadêmico. "O NAF é uma parceria entre a Receita Federal e o Iespes, lastreada por intermédio de termo de cooperação, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação, qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação prática do seu aprendizado acadêmico", explicou.

Vão ser feitas discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas a Receita Federal do Brasil.