Estudantes de Radiologia realizam ação para alertar homens sobre cuidado com a saúde

Acadêmicos do 3º semestre noturno do curso de Radiologia do Iespes realizaram, hoje, 24, uma ação do Projeto Interdisciplinar (PI), com o tema: "Saúde do Homem: O cuidado de hoje é a saúde do amanhã", destinada ao grupão da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo André.

Foram realizados atendimentos de saúde aos participantes do grupão de forma geral. Em especial para os homens, com serviços de verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), corte de cabelo e palestras de promoção à saúde, com apresentação de álbuns seriados confeccionados pelos acadêmicos.

Os álbuns destacaram diversos temas: Tabagismo, sedentarismo, Doenças Cardiovasculares e câncer de próstata, que são referentes aos eixos da Política Nacionalde Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH). A política tem como objetivo promover ações de saúde que possibilitem a compreensão da realidade singular dos homens nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

A ação dos acadêmicos contou com a presença de professores orientadores do PI: Antônio Júnior Amorim, Kemil Soyer e Marcos Fábio Abreu. O professor Antônio Junior ressaltou que a iniciativa foi uma forma de interação dos acadêmicos com a sociedade e de alertar a população sobre os riscos das temáticas destacadas. "Seu propósito foi contribuir com a manutenção da saúde do homem, na mediação e disseminação de informações sobre os riscos do Tabagismo, sedentarismo, Doenças Cardiovasculares e câncer de próstata que são os principais condicionantes da morbimortalidade recente dessa população no país", explicou.

Após a ação, os álbuns foram doados à biblioteca do Iespes.