top of page

Turmas de Pedagogia finalizam intervenções do Projeto Interdisciplinar (PI) com atividades lúdicas


As turmas do 3º, 5º e 7º semestres do curso de Pedagogia finalizaram as ações do Projeto Interdisciplinar (PI) do semestre em escolas de ensino fundamental de Santarém, com diversas atividades lúdicas voltadas ao público infantil. Os acadêmicos trabalharam atividades para, além de ensinar, estimular a imaginação das crianças, aliando o aprendizado no curso com a realidade das escolas.

Os grupos do 3º semestre estiveram na Escola Joaquim Cavalcante Maia, no bairro Santo André. As temáticas dos projetos desenvolvidos na escola são: “O ensino da matemática de forma lúdica”, “A biblioteca como instrumento de transformação da leitura” e “Brinquedoteca como espaço multidisciplinar”. As ações foram coordenadas pelas professoras Dineide Sousa e Eli Tapajós.

Os acadêmicos do 5º realizaram as intervenções na Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Aldeia. Foram desenvovidas atividades envolvendo o Tangram, jogo chinês que estimula a criatividade e a resolução de problemas, e outras com abordagens sobre o preconceito, a interpretação da leitura e o ensino da matemática, de forma lúdica, orientados pelas professoras Ana Betânia Ferreira, Marinete Lima e Girlane Aires.

A turma do 7º semestre, na Escola Frei Fabiano Merz, bairro Caranazal, desenvolveram atividades relacionadas às temáticas da mesma linha. Foram elas: “Alfabetizando: Brincando com a Matemática e a Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, “O encanto da leitura e da escrita” e “Jogos matemáticos”. As professoras Quézia Xabregas, Marinete Lima e Fabiane Rabelo orientaram as ações.

A coordenadora do curso, Marinete Lima ressalta a importância da relação entre teoria e prática proporcionada pelo PI, para que os acadêmicos se familiarizem com atuação profissional. "A partir do PI, os acadêmicos têm oportunidades de desenvolver na prática, ações pedagógicas que validam os conhecimentos teóricos aprendidos na faculdade. A relação teoria e prática é fundamental para a formação acadêmica do estudante de Pedagogia, tendo em vista que as ações desenvolvidas estão relacionadas ao contexto escolar".

As turmas de Pedagogia e de outros cursos do Iespes vão socializar as intervenções do semestre no dia 02 de junho, às 14h, no Iespes.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page