top of page

Iespes realiza o IV Colóquio sobre Suicídio


O IV Colóquio sobre Suicídio, será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Iespes, em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A professora e Psicóloga Edimara Rocha, afirma que é preciso conscientizar as pessoas de que o suicídio não é um ato egoísta ou covarde, dentre outras ideias que são construídas sobre o tema.

O suicídio não é um ato individual, deve ser entendido como uma responsabilidade social. “Há um número expressivo de pessoas adoecendo psiquicamente e caso não seja realizado um acolhimento adequado, pode vir a culminar com o suicídio. Falar sobre isso faz com que famílias, escolas, instituições de saúde, e demais setores da sociedade se atentem para as vidas que estão deixando de existir", ressaltou.

O Colóquio sobre Suicídio já tem uma história consolidada dentro da instituição. O pioneiro desta ideia foi o professor Fernando Mello, que em meio as atividades da disciplina Saúde Mental, junto aos acadêmicos, deu início a este momento de discussão e reflexão sobre o assunto.

Atualmente, o colegiado do curso de Psicologia atua à frente deste evento, juntamente com a Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (Lapsa), que tem preparado, diariamente, atividades para o Pré-colóquio e o Colóquio. Além disso, acadêmicos do Estágio Básico em Saúde ,que atuam nas unidades básicas de saúde, levam informações para a população em geral sobre o Setembro Amarelo.

O evento se destina ao público em geral que tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, ou até mesmo pedir ajuda frente a alguma demanda que tenha relação com o sofrimento psíquico.

Programação

28 de setembro

14h - CINEdebate

16h30 - Discussão sobre o filme

17h - Roda de conversa na área externa

18h - Credenciamento

19h - Cerimônia de abertura e composição da mesa interativa

29 de setembro

Parque da cidade -16h às 20h

Roda de conversa

Atividades vivenciais

Plantão psicológico

Exercícios de alongamento (Parceria com o curso de Fisioterapia)

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page