Iespes realiza lançamento do primeiro e-book do curso de Jornalismo


O Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) lançou na quinta-feira, 6, o primeiro e-book do curso de Jornalismo intitulado “Recortes da pesquisa em Jornalismo na região Oeste do Pará: 10 anos do curso no Iespes”. O e-book é composto por 10 artigos científicos elaborados a partir de pesquisas realizadas por 11 egressos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Durante a programação, houve a palestra “A pesquisa em comunicação no contexto amazônico”, ministrada pelo professor doutor Manuel Dutra, da Faculdade de comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), que foi o primeiro coordenador do curso de Jornalismo do Iespes. Ele destacou os desafios e obstáculos encontrados no percurso da pesquisa na região.

Para o professor, é um campo interessante e trabalhoso, e deve partir primeiramente do interesse. "É caro você andar pela Amazônia. Tem que ter recursos e as instituições devem incentivar o interesse pela pesquisa aqui na Amazônia, porque vejo que quem está lá fora tem mais interesse do que os próprios moradores daqui" destacou.

O Diretor do Iespes, professor Juarez de Sousa, falou que o lançamento do primeiro e-book é muito importante para a instituição que na primeira década do curso de Jornalismo formou mais de 80 jornalistas. Ainda segundo o diretor, o lançamento do e-book de jornalismo deu abertura para a publicação de outros por diferentes áreas. "O curso de Jornalismo abriu essa porta que foi o ponto chave para trabalharmos dentro dos outros cursos a publicação de outros livros tão importantes como este", ressaltou.

No evento, os dois coordenadores da primeira década do curso foram homenageados: professor Manuel Dutra, de 2006 a 2008, e professor Milton Mauer, de 2008 ao primeiro semestre de 2018.

A atual coordenadora do curso de Jornalismo do Iespes, professora Rosa Rodrigues, falou da importância desse projeto de socialização do conhecimento construído no curso. “Lançar o primeiro e-book de Jornalismo é uma oportunidade de socializar parte do conhecimento que foi produzido ao longo da primeira década do curso".

As pesquisas encontradas no e-book envolvem temáticas ligadas a inovações tecnológicas, aos meios de comunicação em Santarém, religiosidade, comunicação comunitária, entre outros, que, ainda segundo a coordenadora, “são temas que estão no dia a dia e que são importantes para a construção do conhecimento na academia. Então, a partir do momento que socializamos esses trabalhos, estamos devolvendo à comunidade o conhecimento que ela nos proporciona”.

O momento também foi de reencontro dos egressos e de relembrar momentos da academia e experiências da vida profissional.

A programação foi organizada pelos estudantes do 6º semestre do curso de Jornalismo do Iespes, em atividade integrada das disciplinas Comunicação Integrada e Pesquisa em Comunicação.

Confira: E-book