Calouros comemoram início da vida acadêmica durante Cerimônia do Jaleco no Iespes


Os calouros dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Estética e Cosmética, Radiologia, Biomedicina e Odontologia participaram, na segunda-feira, 11, da Cerimônia do Jaleco 2019 no Iespes. Os alunos comemoraram o início de uma fase bastante desejada em suas vidas e assumiram o compromisso com a profissão escolhida.

Professores, coordenadores dos cursos e familiares dos alunos estiveram presentes. Muitos alunos se emocionaram durante a solenidade, pois o evento representa a importância de exercer com responsabilidade a profissão na área da saúde em que escolheram.

“O momento da cerimônia é muito importante na nossa vida, pois é uma nova jornada que se inicia, novas experiências a serem vividas e novas barreiras para enfrentarmos. É um momento único, assim como a outorga, esses detalhes são muito importantes para nos tornarmos ótimos profissionais”, ressaltou a aluna de Odontologia Naomy Lauren, de 18 anos.

A aluna está animada em continuar na jornada. “Estou muito feliz, porque é o meu sonho que estou realizando. É algo que eu realmente quero e os professores são muito importantes para o nosso futuro, não só eles como a instituição também, e eu não trocaria o Iespes por outra instituição”, relatou.

Assim como ela, a aluna do curso de Fisioterapia, Maria Duarte, 18 anos, ressaltou que a emoção em participar da Cerimônia é muito grande, pois os alunos sentem o quanto essa etapa significa para eles. Os alunos fazem um juramento, como forma de assumir a responsabilidade.

“Estou muito animada com o curso que escolhi, feliz em poder ter escolhido o Iespes e disposta a enfrentar muito do que o curso e o instituto têm a me oferecer. A cerimônia foi um marco, o início de tudo. E é um ato de responsabilidade muito grande através do juramento”, destacou.

Os familiares vestem o jaleco nos alunos e, a partir de então, os futuros profissionais já devem estar cientes sobre o compromisso com a vestimenta, com o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nos ambientes adequados, e com todos os outros aspectos das profissões. A palestra sobre biossegurança, que aborda essas questões, foi ministrada pelo professor do Iespes e coordenador da Clínica Odontológica da Fundação Esperança, Ygor Rebelo.