Projeto ‘ABC Brincando’ ampliará atividades com classe hospitalar do HRBA

O projeto de extensão “ABC Brincando”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia do Iespes, contará com um novo espaço para realizar as atividades com pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Na quinta-feira, 21, foi inaugurada a classe hospitalar, proporcionada por meio de uma parceria com o governo do Pará, onde serão promovidas as práticas pedagógicas.

A coordenadora do projeto “ABC Brincando”, professora Ana Betânia, a coordenadora do curso de Pedagogia, Eli tapajós, e o diretor do Iespes, Albino Portela, participaram da inauguração. Com a classe hospitalar, as atividades do projeto, que antes eram destinadas apenas às crianças, se estenderão para adolescentes e jovens.

A professora Ana Betânia falou sobre a importância do avanço para as pessoas que são atendidas. “Irá proporcionar às pessoas em tratamento uma internação humanizada com o processo de escolarização. Assim, quando concluir o tratamento poderão retornar à escola e continuar seus estudos nas turmas regulares, sem muitos prejuízos”, ressaltou.

O projeto “ABC Brincando” organizou a sala e doou materiais que foram arrecadados ou comprados para serem utilizados como recursos didáticos.

O governador do Pará, Helder Barbalho, que veio a Santarém para instalação do Governo itinerante na cidade, participou da inauguração da classe hospitalar. Além dele, outras autoridades estiveram presentes.

Com o novo espaço, será possível fazer a ponte entre a escola e os alunos hospitalizados. Duas professoras contratadas pelo governo vão se juntar ao projeto “ABC Brincando” para levar os conteúdos aos pacientes.

O projeto, que antes atendia pacientes em tratamento contra o câncer, hoje realiza atividades para internados de diversos setores do hospital. A partir de agora, alunos do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio também vão receber alfabetização e reforço escolar.

A coordenadora do projeto, Ana Betânia, e os alunos do curso de Pedagogia do Iespes, que fazem parte do “ABC Brincando”, desenvolvem atividades de segunda a quinta-feira, no hospital, e ações diferenciadas em datas comemorativas.