Iespes conquista nota 4 na avaliação do MEC para recredenciamento institucional

O Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5 na avaliação de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), conforme visita realizada por comissão nos dias 27, 28 e 29 de março deste ano.

A comissão do MEC avaliou cinco eixos que foram importantes para a instituição receber essa nota: Planejamento e Avaliação, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. Dentro destes eixos, incluem-se as Políticas Acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Corpo Docente e Infraestrutura.

O coordenador do Núcleo de Apoio Acadêmico e Pedagógico (Naap), professor Paulo Marcelo, destacou que o resultado satisfatório foi possível após intensivo trabalho em equipe. “O processo de Recredenciamento Institucional é resultado de um trabalho coletivo que, há dois anos, vem sendo organizado pela instituição”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, a nota retrata o comprometimento da instituição em amadurecer cada vez mais. A instituição objetiva novos passos. “Para a mudança na organização acadêmica é necessária esta nota 4, no Conceito Institucional. Almejávamos isso há mais de 10 anos, desde a última visita de Recredenciamento, quando tiramos 3”, contou.

O Iespes é fruto de uma história nascida com a mantenedora, Fundação Esperança, que foi criada por Frei Lucas Tupper, há quase 50 anos, para ajudar os mais necessitados, através de uma missão social na região. Em 2019, precisamente no dia 11 de maio, o Iespes completa 18 anos. A instituição atinge a maioridade com a nota 4, reafirmando o compromisso com a qualidade na educação superior nos cursos que oferece.

O diretor do Iespes, professor Albino Portela, enfatizou que, com essa conquista, o Iespes comemora também a possibilidade de maior autonomia na gestão acadêmica. A nota 4 na avaliação de recredenciamento do MEC desperta agora os objetivos para novos passos na mudança de organização acadêmica, com a possibilidade de ofertas de novos serviços à comunidade.