Alunos de Administração e Logística participam de visita técnica na Alcoa, em Juruti


Acadêmicos dos cursos de Administração e Logística do Iespes, acompanhados de professores, viajaram até Juruti, no oeste do Pará, na quarta-feira, 3, para participarem de uma visita técnica nas instalações da mineradora Alcoa. Os alunos puderam observar como a empresa trabalha na cidade, os equipamentos necessários, como é feita a escoação da bauxita, entre outros processos.

O grupo visitou as instalações administrativas, minas, extração e lavra e porto de embarque do minério e foram recebidos por uma equipe da empresa. A coordenadora dos cursos de Administração e Logística do Iespes, Romilda Uchôa, ressaltou que a experiência foi valiosa para os alunos.

“Foi uma visita de muito aprendizado. A Alcoa é uma empresa americana global, líder mundial de produção de bauxita, alumina e alumínio, pioneira na descoberta do processo comercial de produção de alumínio. O processo de planejamento e a parte administrativa e Logística são fantásticos e a receptividade para conosco foi maravilhosa. Os acadêmicos ficaram encantados”, contou.

A professora explicou que, na área da Logística, foram destacados os seguintes pontos: custo total da entrega do projeto; Automação; Endereço to end visibility; Complaynce; Gestão de risco; visão do custo da cadeia de suprimentos e processos internos e externos. Com relação à Administração, ela explicou que foi abordada aos alunos a importância da liderança e o planejamento para o desenvolvimento dos processos.

A acadêmica do 7º semestre de Administração, Ana Suelen, comentou sobre a experiência: “A visita abriu nosso entendimento sobre o que a mineração faz em Juruti e foram esclarecidas muitas coisas, que muitas vezes a comunidade não sabe. Vimos todos os trabalhos que eles fazem com relação à extração de minério, como foi feito para eles se instalarem em Juruti, todos os projetos que eles desenvolvem e foi demonstrado o antes e depois do município. Vimos o quanto a cidade progrediu através da Alcoa”, ressaltou.

A aluna garantiu que levará o conhecimento que obteve para toda a sua carreira profissional. “Foi de suma importância essa visita para mim como futura administradora. Vou levar o aprendizado que obtive para minha carreira. [...] Eles deixaram uma grande lição para mim, de não somente obter benefícios do trabalho, mas apoiar e oferecer benefícios para a população”, explicou.

Após a visita, os alunos destacaram palavras que resumiram a experiência que obtiveram como: sustentabilidade, progresso, aprendizado e aventura.