Alunos de Jornalismo promovem exposição fotográfica para finalizar semestre


Os alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo do Iespes finalizaram a disciplina Fotojornalismo com uma exposição fotográfica no Iespes, na noite de segunda-feira, 3. Na exposição, estavam fotografias feitas em diversos locais de Santarém e Belterra durante aulas práticas da disciplina, com diversas temáticas, além de outras fotos independentes dos alunos.

O professor que ministra a disciplina, Carlos Bandeira, ressaltou que o evento objetivou mostrar a trajetória que os alunos percorreram até o final do semestre. “Trabalhamos metodologia prática, produção de matérias, de ir a campo. Este foi um momento de mostrar ao público o caminho trilhado, em um momento de descontração e exposição das imagens”, explicou.

De acordo com Bandeira, os ensinamentos se basearam muito na relação que os alunos deveriam fazer da teoria com a prática. “É muito importante aliar a teoria e a prática, buscar dimensionar isso em várias saídas fotográficas e produção de matérias. Relacionar o discurso da imagem com o texto”.

As fotografias foram produzidas em conjunto com narrativas para fazer esta relação do discurso da imagem com o texto. As temáticas ficaram a critério dos alunos.

A aluna Késia Pantoja destacou a importância das experiências para sua formação. “A exposição é o resultado do que aprendemos na teoria em sala de aula, aliado à vivência que tivemos nos lugares em que fomos para praticar a fotografia. Isso contribuiu diretamente com minha formação, pois o Jornalismo tem essa oportunidade de contar histórias também através do fotojornalismo”, explicou.