Liga Acadêmica do curso de Enfermagem promove evento alusivo às festividades do Sairé


Integrantes da Liga Acadêmica de Obstetrícia (Laob), do curso de Enfermagem do Iespes, deixaram um recado importante para o público acadêmico da instituição, na segunda-feira, 16. Eles alertaram sobre os cuidados necessários com a saúde neste período do festival folclórico Sairé. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e acadêmicos do 6° semestre de Enfermagem.

Foram feitos exames sorológicos para sífilis, hepatite e HIV, educação em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), verificação de pressão arterial, dicas de saúde e, para animar o evento, ocorreu ainda atração cultural com a dança: Sedução do Boto.

O evento destacou o tema: Cuide de sua saúde com amor para curtir o festival do Sairé. A coordenadora da liga, Eliane Canté dos Santos, explicou que foi abordado sobre os cuidados com o bem estar físico, mental e social. O enfoque foi para a promoção e prevenção das IST’s.

“Para a equipe organizadora, a importância do evento se dá pelo alerta para o uso responsável do preservativo como forma de prevenção às ISTs e hepatites virais, além de ofertar e incentivar a população acadêmica e institucional sobre a necessidade da realização do teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite, para a detecção precoce do diagnóstico e realização do tratamento em tempo oportuno”, ressaltou Eliane.

Os alunos promoveram o evento sob a supervisão da professora Leidiane Gonçalves. Ela sobre a importância deste tipo de ação. “Objetivamos realizar ações de saúde de forma integrada e dinâmica, promovendo o bem estar físico e mental de nossos acadêmicos e colaboradores do Iespes, com atividades que proporcionam ainda mais a interatividade acadêmica e contribuem para a prevenção das doenças”, explicou.

Para animar o evento, ocorreu a atração cultural com a dança: Sedução do Boto, apresentada pela acadêmica de Enfermagem do 6° semestre vespertino Sara Evellen e pelo mestrando da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Railon Marinho.

Sairé

A festa do Sairé é o maior festival folclórico do Oeste do Pará. A manifestação mistura elementos religiosos e profanos, com o hasteamento de dois mastros enfeitados com frutas regionais, no qual homens e mulheres o disputam separadamente, além de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário. Durante a festa também é realizada a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa que vem ganhando destaque ao longo dos anos.

O evento iniciou nesta quinta-feira,19, e encerra na segunda-feira, 23, na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém.