Curso de Psicologia promove aulas abertas e live em meio à pandemia do novo coronavírus


O curso de Psicologia do Iespes promove aulas abertas on-line sobre diferentes temáticas para auxiliar os alunos nos estudos, além de live para ajudar as pessoas a lidarem melhor com este período estressante da pandemia do novo coronavírus. As aulas são organizadas pela Liga Acadêmica Psique (Lapsique) e a live, pelo Serviço-Escola do curso.

A coordenadora do curso, professora Thayanne Branches, ressalta o objetivo das atividades extras neste período. "Estamos oferecendo atividades extras, conforme orientação do Mec, para aproximar o aluno do conhecimento. [...] Nosso objetivo é somar as várias estratégias para auxiliar nossos alunos neste período, utilizando a tecnologia para diminuir a distância durante o isolamento”, disse.

A live será realizada na quinta-feira, 30 de abril, às 17h, pela página do Instagram @psicologia_iespes, com a presença das psicólogas Ariane Macêdo e Caroline Torres, egressas do Iespes. Elas vão abordar o tema “Viver o agora: negar ou enfrentar”.

“As psicólogas iniciaram suas trajetórias na política de egresso, projeto que inclui o profissional no mercado de trabalho, e hoje são vinculadas à Fundação Esperança. Elas vão falar sobre essas perspectivas de enfrentamento, as dificuldades dentro deste parâmetro que a pandemia está trazendo”, explicou Thayanne Branches.

Já no dia 07 de maio, às 17h, a exemplo de outras duas aulas abertas que foram realizadas pela plataforma Zoom, haverá a contribuição do Dr. João Carlos Alchieri, do Rio Grande do Norte, que vai abordar sobre o tema “Processos avaliativos frente a situações de epidemias: cuidados aos aspectos técnicos baseados nas recomendações da American Psycologic Association”.

João já esteve em Santarém contribuindo para um seminário da Liga Acadêmica Psique. A coordenadora de Psicologia ressaltou que o ministrante tem domínio para falar sobre a temática da aula. “Ele já foi presidente da Associação Brasileira da Psicologia Jurídica (ABPJ), já participou do Conselho Federal e da Comissão da Avaliação Psicológica, tem um extenso currículo e é um grande nome dentro da área da avaliação psicológica do Brasil. Ele fecha com chave de ouro este ciclo de atividades”, ressaltou Thayanne.

Para participar, basta acessar o link que estará disponível na data nas páginas do Instagram: @psicologia_iespes ou @ligaacademicapsique

Eventos finalizados com sucesso

As outras duas aulas ocorreram nos dias 16 e 22 de abril, com a presença do psicólogo clínico Ivan Vilela Júnior, do Rio de Janeiro, e da professora do Iespes, Juliana Portela, respectivamente.

No primeiro dia, a aula foi restrita a alunos de psicologia. Participaram mais de 30 alunos de diferentes semestres. Ivan ministrou aula sobre “As possibilidades da clínica fenomenológica-existencial: prática e pesquisa”.

Juliana Portela ministrou aula com o tema “Aprenda Metodologia: como planejar e executar trabalhos de alto nível”. Mais de 60 alunos de diferentes cursos participaram. Thayanne Branches ressaltou que a temática foi importante, principalmente porque alguns alunos trabalham com publicações de trabalhos.