Alunos de Odontologia realizam palestra e atendimentos durante ação em comunidade indígena


Alunos do curso de Odontologia do Iespes, juntamente com alunos e profissionais de outras instituições de Santarém, viajaram de barco no sábado, 12, até a comunidade indígena Aminã, localizada na resex Tapajós-Arapiuns, para apoiar uma ação solidária promovida pelo Rotary Clube.


A equipe do Iespes apoiou a ação com palestra, escovação e aplicação de flúor em crianças da região. Os moradores da comunidade receberam a equipe com apresentação musical e ornamentação típica da cultura da região.

Os acadêmicos puderam observar de perto as necessidades da população. "Foram 6h de viagem de barco para chegar até a comunidade. Pelo tempo de viagem podemos perceber a distância da comunidade até a cidade, e é por aí que observamos as dificuldades que o povo daquela região enfrenta", contou a aluna Jaqueline Portela.


Jaqueline destacou a satisfação em poder ajudar os moradores da comunidade. "O ápice de tudo foi ver no olhar e no sorriso a gratidão de cada um. Na hora da volta a gente sente o cansaço do dia, mas isso é vencido pelo sentimento de gratidão. Não tem como explicar a sensação maravilhosa de poder levar conhecimento e saúde bucal aos indígenas daquela região. Foi uma ação maravilhosa", ressaltou.


A coordenadora do curso de Odontologia, professora Verena Maia, esteve presente dando todo o suporte necessário. Ela também comentou sobre a alegria em contribuir com as pessoas que mais precisam, que tem tudo a ver com a missão da Fundação Esperança, mantenedora do Iespes.


"Conheço muito bem a missão da Fundação Esperança e tenho muito orgulho em carregar comigo e transmitir para os alunos um pouquinho da semente plantada por Frei Lucas, de transformar vidas na Amazônia. [...] Para quem entende, a missão é única. Tenho muito orgulho de viver a Fundação Esperança há quase 10 anos", disse.