CEPES

O Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes) é uma instituição de formação profissional mantida pela Fundação Esperança desde o ano de 1996, quando foi criada como Centro Técnico-Vocacional.

Atualmente, o Cepes possui espaço próprio, construído graças a parceria firmada em 14 de maio de 2002, com Ministério da Educação em Brasília. O convênio com o  Programa de Expansão da Educação Profissional (MEC/PROEP) para a construção da nova unidade de ensino direcionada para formação técnica foi fruto da experiência da Fundação Esperança/Cepes em promover o desenvolvimento e aprimoramento do ensino, saúde e bem estar da população da Amazônia.

A construção do espaço começou em agosto de 2006. E no dia 2 de abril de 2007, iniciaram-se as atividades no novo espaço. Nesse período, o Cepes teve ampla atuação no Oeste do Pará. Os cursos de Auxiliar de Enfermagem; Saúde e Segurança do Trabalho; Patologia Clínica; Secretariado; Higiene Dental e Assistente em Consultório Dentário foram os primeiros a serem oferecidos pelo Cepes nos municípios de Santarém, Prainha, Almeirim e Monte Alegre.

Em 1997, a relação dos cursos técnicos oferecidos cresceu. Também cresceu a lista dos municípios comtemplados: Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos; Terra Santa e Trairão. Entre esses cursos estavam o de Enfermagem; Biodiagnóstico; Farmácia; Gestão; Meio Ambiente e Informática.

No período de 2000 a 2008, o Cepes ampliou a oferta da gratuidade conforme convênio firmado com MEC/PROEP, sendo beneficiados 1.698 jovens/adultos com o desenvolvimento do Programa.

Atualmente, o Cepes é marca de formação técnica profissional diferenciada, pois todos os cursos técnicos possuem uma carga horária compatível com uma formação técnica de qualidade.