A Fundação Esperança tem uma história que nasce da preocupação com a vida. Um médico franciscano, vindo dos Estados Unidos, chegou à Amazônia e amou as pessoas que aqui encontrou. Frei Lucas Tupper, com apoio da Igreja de Santarém, na pessoa do bispo da época, Dom Tiago Ryan, lançou a semente da Fundação Esperança. A saúde foi o ponto de partida, de onde nasceu a Clínica dos Pobres. Depois, surgiu o cuidado com a educação, dando como frutos o CEPES – Centro de Educação Profissional Esperança, com cursos técnicos, e o IESPES – Instituto Esperança de Ensino Superior, com cursos de graduação e pós-graduação.
Ao todo, são milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já atendidas nos ambulatórios, serviços, como o Programa da Mulher, Laboratório de Análises Clínicas, e Clínica Dentária.
No sistema de treinamento, formar o pessoal necessário para tornar possível o trabalho idealizado e planejado pelo Frei Lucas tem sido nossa missão. E o treinamento e formação profissional em saúde, realizado por meio do IESPES e o CEPES, já capacitou centenas de pessoas nos cursos como Radiologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia. Ele completa o sistema integrado em saúde da Fundação Esperança, e são esses cuidados com a saúde, a motivação de todo o trabalho realizado ao longo desses anos.