Comunidade

Os programas sociais e de saúde, oferecidos pela Fundação Esperança para a comunidade, são benefícios que contribuem com o bem-estar das pessoas, que precisam de um atendimento médico de qualidade.

Atualmente, a Fundação Esperança oferece serviços em todos os setores do Laboratório Esperança, Centro da Criança, Clínica Médica e Clínica Dentária, para toda comunidade em geral. A gratuidade é garantida para instituições como a APAE, a Adevibam e Pastoral do Menor. Com o atendimento de pediatria e de clínica médica, a saúde de crianças e adultos recebe atenção especial, pois todos esses serviços têm possibilitado uma vida saudável para crianças e adultos.

Projetos de promoção de saúde

Preocupada com o social, a Fundação Esperança, com o apoio dos colaboradores e também de outras instituições, tem trabalhado em dois projetos de promoção em saúde: o Projeto Quilombo, que atende os afros descendentes que ficam a margem direita do porto trombetas, em parceria com a Mineração Rio do Norte e a Prefeitura de Oriximiná, na qual a mineração faz um acompanhamento e  fornece um orçamento, valores que possam ser auxílio médico, enfermagem, acompanhamento da criança, vacinação, medicamentos e exames; e o projeto Saúde Esperança, voltado para a clínica dentária, onde são selecionados bairros e escolas que tem o maior número de crianças carentes para tratamento dentário e bucal.

No projeto Saúde Esperança, um profissional de saúde é deslocado para fazer uma análise na escola e no bairro selecionado, 10 crianças são indicadas para iniciar o tratamento completo, desde a profilaxia até o tratamento de canal. No decorrer do tratamento, os pais dos alunos, os bairros e as escolas selecionadas são envolvidos na ação de prevenção por meio de um evento no bairro ou na própria escola. O objetivo é incentivar, e mostrar o trabalho feito, divulgando para os pais informações sobre nutrição das crianças e também para toda a família. Além das palestras nutricionais, são realizadas também palestras sobre saúde da mulher, e palestras educacionais quanto ao tratamento da criança e dos pais.

Com todas essas ações, a Fundação Esperança garante qualidade de vida das pessoas menos favorecidas, cuidando da saúde das pessoas, e fomentando o bem estar da comunidade.