top of page

Biomedicina

4 anos

Duração:

Tipo de formação:

Bacahrelado

Turnos:

Vespertino  e Noturno

O curso superior de bacharelado em Biomedicina do Iespes tem como objetivo formar profissionais éticos, técnicos, críticos e reflexivos para atuarem nas diversas áreas da Biomedicina, com questões referentes à ciência e sociedade, voltadas a área clínico-laboratorial. O curso garante uma formação básica sólida, em um processo dinâmico de ensino, com ajuste às rápidas transformações sociais geradas pela produção de conhecimento, e com compromisso da reabilitação da saúde individual e coletiva.

 

Perfil do Egresso      

 O bacharel em Biomedicina ou Biomédico atua no desenvolvimento de ações de suporte laboratorial aos serviços médicos. Coleta materiais biológicos, realiza análises clínicas, bioquímicas, microbiológicas, parasitológicas, imunológicas e cito-hematológicas para o diagnóstico de patologias; emite laudos e administra laboratórios. Realiza análises moleculares para análises forenses e diagnósticos de patologias genéticas. Produz e controla a qualidade de insumos biológicos como soros e vacinas. Participa de procedimentos em radioterapia, medicina nuclear e diagnóstico por imagem, sem emitir laudo. Desenvolve programas computacionais e instrumentais de uso em pesquisa, para diagnóstico e para aplicação clínica.

 

Mercado de Trabalho para o Biomédico

A área de atuação do Biomédico é ampla e o profissional pode se formar com várias habilitações, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina – CFBM.

O Biomédico atua em laboratórios de análises clínicas e de pesquisa técnico-científica; em hospitais; em institutos de pesquisas; em indústrias farmacêuticas e de bioinformática; em laboratórios de análises ambientais e físico-químicas; em laboratórios de análises e em laboratórios de biologia molecular.

 Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria bromatológicas; em bancos de sangue; em clínicas de reprodução humana; em unidades de diagnóstico por imagens e de medicina nuclear.     

 

O Biomédico pode realizar atividades:

Na acupuntura; nas análises físico-químicas e microbiológicas de água; em análise ambiental; nas análises bromatológicas; em anatomia patológica; em auditoria, com administração dos serviços de saúde; em estatística aplicada à saúde; revisão de contas; hospitais dirigidos por entidades federais, estaduais, municipais e particulares; gestão de convênios e gerenciamento de custos; em banco de sangue; na bioindústria e bioempresa e em biologia molecular; em citologia no comércio; em serviços de diálise; no magistério; em meio-ambiente; segurança no trabalho; saúde ocupacional e responsabilidade social; perfusão e toxicologia; pesquisa em resíduos gerados pelos serviços da saúde; saúde pública; em vetores e pragas urbanas; em estética e em diagnóstico por imagem

Fale  com o coordenador

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1992), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). É professor de ensino superior desde 1996. Tem experiência em pesquisa na área de Parasitologia e na administração do Ensino Superior, exerceu o cargo de Coordenador do Campus de Santarém da Universidade do Estado do Pará. Foi Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde das Faculdades Integradas do Tapajós. É avaliador de cursos de graduação do INEP/MEC. Líder do grupo de pesquisa em Doenças Endêmicas da Amazônia, certificado pela Universidade do Estado do Pará.

José Almir Moraes da Rocha

Coordenador

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page