Regimento interno

O que é a CPA?

É uma Comissão Própria de avaliação (CPA) que tem como atribuição conduzir o processo interno de avaliação institucional, sistematizando e gerando informações sobre aspectos de funcionamento da instituição, prestando assim informações ao MEC/INEP, com base na Lei nº 10.861 de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A CPA é composta por representantes dos professores, alunos, funcionários, representantes da mantenedora, setores de ouvidoria e representantes da sociedade civil.

Quais são as atribuições da CPA?

• Mobilizar a participação na comunidade interna e externa do processo de avaliação institucional;

• Implementar e coordenar o processo de autoavaliação da Instituição, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES;

• Organizar e controlar a aplicação dos instrumentos de avaliação;

• Organizar relatório parcial de autoavaliação institucional;

• Promover eventos avaliativos;

• Proceder devolução dos resultados aos sujeitos envolvidos no processo de avaliação;

• Sugerir propostas de desenvolvimento institucional;

• Manter arquivo das atividades realizadas.

Quais são os objetivos da CPA

• Promover a melhora da qualidade no ensino, pesquisa, extensão e gestão do IESPES;

• Garantir a aplicação de um sistema de autoavaliação permanente, atuando de forma ética, democrática e buscando sempre o ganho coletivo.

• Socializar as informações obtidas através do programa de autoavaliação, discutindo os indicadores de qualidade e visando a melhoria no funcionamento institucional.

• Colaborar para a transparência da instituição em todos os níveis;

Quem compõe a CPA?

• Quatro representantes do corpo docente do quadro efetivo;

• Um representante do corpo técnico-administrativo do quadro efetivo;

• Um representante da sociedade civil organizada;

• Dois representantes do corpo discente, desde que possua matrícula regular ativa e com frequência regimental.

• Um representante da mantenedora;

• Um representante da tecnologia da informação da instituição;

• Um representante da secretaria acadêmica;

• Um representante da ouvidoria da instituição.

Quais são os eixos que norteiam as análises da CPA?

A Lei nº 10.861/2004, nº no seu art. 3º, estabelece as dimensões que devem ser foco da avaliação institucional, estas dimensões estão agrupadas em cinco grandes Eixos Temáticos previstos no Instrumento de Avaliação atualizado através da Nota Técnica N.  14/2014.

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão de Planejamento e Avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões de Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional e Responsabilidade Social da Instituição.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: aborda as dimensões de Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação com a Sociedade e a dimensão de Políticas de Atendimento aos Discentes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões de Políticas de Pessoal, Organização e Gestão da Instituição e a dimensão Sustentabilidade Financeira.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: contempla a dimensão de Infraestrutura Física.

Regimento CPA/Iespes

Relatório CPA 2018, referente ao ano de 2017