Farmácia

Bacahrelado

Turnos:

Diurno e Noturno

O Curso de Farmácia possui o compromisso de propiciar uma formação no âmbito humanista, crítico e reflexivo, tendo como atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício à sociedade.

O curso proporciona a formação de profissionais que visam a realização de serviços voltados ao mais alto padrão de qualidade, com princípios de ética/bioética, tendo como responsabilidade atenção à saúde e resolução de problemas de saúde, tanto em nível individual como coletivo. Voltado para uma formação que busca o conhecimento científico a capacidade de tomada de decisões, a comunicação, liderança, administração e gerenciamento e a busca constante ao aprender.

O profissional

O Farmacêutico conta com 74 áreas de atuação. As mais conhecidas são as áreas de Farmácia comunitária, Drogaria, Farmácia Hospitalar, atuação na Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária, Laboratórios de Análises Clínicas, Comercialização de Produtos Farmacêuticos, Atividades de Assessoria, Indústria Farmacêutica.

O profissional farmacêutico também pode atuar em áreas como acupuntura, administração de laboratório clínico, administração hospitalar, assistência domiciliar em equipes multidisciplinar, atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, auditoria farmacêutica, banco de sangue, bacteriologia clínica, banco de órgão, biofarmácia, biotecnologia, biologia molecular, bioquímica clínica, citologia clínica, citopatologia, bromatologia, citoquímica, controle de qualidade no tratamento da água, controle de vetores e pragas urbanas, perito criminal, auditor de saúde, forças armadas, toxicologia ambiental, parasitologia clínica, toxicologia de alimentos, histopatologia, imunohistoquímica, segurança no trabalho, cosmetologia entre outras áreas de atuação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional farmacêutico conta com 80.000 farmácias, 2.055 distribuidoras de medicamentos, 450 indústrias de medicamentos, 3.849 laboratórios de análises clínicas, 3.702 produtores de cosméticos, 15.491 serviços de radiodiagnóstico, 3.248 produtores de produtos para á saúde, 6.627 hospitais, 3.045 produtores de saneantes, 2.056 serviços de hemoterapia e mais de 22.000 indústrias de alimentos. Todos estes estabelecimentos devem contar com a presença de profissionais farmacêuticos. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (2010)

POR QUE ESTUDAR FARMÁCIA NO IESPES?

• O Curso de Bacharelado em Farmácia do IESPES recebeu conceito 3 (pontuação máxima: 5) na visita in loco para reconhecimento do curso, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O Instituto Esperança de Ensino Superior possui o compromisso em proporcionar a estrutura necessária para a formação teórica e prática do profissional farmacêutico. Para isso, o IESPES oferece aos alunos do curso:

• O IESPES possui um complexo de laboratórios para realização de atividades práticas e de pesquisa científica. Sendo oito de uso exclusivo do curso de farmácia, atendendo desde as disciplinas básicas como as específicas.

• Contamos com o laboratório de anatomia, laboratório de fisiologia, laboratório de química, laboratórios de microbiologia e laboratório de histologia e microscopia.

• Laboratórios que contemplam as disciplinas específicas como farmacognosia (estudo de plantas medicinais), manipulação de produtos farmacêuticos, bromatologia, química farmacêutica, farmacologia e toxicologia.

• O curso possui também de um laboratório de análises clínicas que realiza atendimento gratuito a população, e funciona como campo para execução de atividades práticas e o estágio obrigatório em análises clínicas.

Fale  com o coordenadora

Coordenadora

Suelen Maria Santos de Souza

Seus detalhes foram enviados com sucesso!