Odontologia

Duração:

5 anos

Tipo de formação:

Bacahrelado

Turnos:

Diurno  e Noturno

O curso superior de bacharelado em Odontologia tem como objetivo formar profissionais com uma visão ampla do processo saúde/doença, por meio de competências política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de odontologia, no contexto do Sistema Único de Saúde.

 

O curso de Odontologia do Iespes promove a educação e atualização constante em seus aspectos científicos, éticos e culturais, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Desta forma, haverá o estímulo ao conhecimento da realidade social vinculado à prestação de serviços odontológicos, tendo como eixo a humanização do atendimento, a excelência técnica e o vínculo com a comunidade.

 

O Iespes buscará desenvolver no aluno, além de uma base teórica e procedimentos clínicos e cirúrgicos compatíveis com o exercício da odontologia, as atitudes investigativas, de justiça, de cooperação, de respeito às diferenças, para que possa, além de curar e informar, também, educar seus clientes, pacientes, familiares e comunidades no sentido de promover e proteger a saúde e prevenir doenças.

 

Perfil do Egresso

O bacharel em Odontologia poderá atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, re-significando os princípios éticos, bioéticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio. Ele será capaz de de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva e de prevenção de riscos e danos no campo da Odontologia, além de uma visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado.

 

Mercado de Trabalho para o Cirurgião Dentista

O cirurgião-dentista é o profissional que cuida da saúde bucal das pessoas. Para tanto, capacita-se para identificar os problemas bucais em pacientes e em grupos populacionais, realizando procedimentos para a sua prevenção, diagnóstico, tratamento e controle, tendo como referência a promoção da saúde. O profissional poderá trabalhar em áreas de especialização na Odontologia, e de forma autônoma, com consultório próprio, ou em órgãos públicos, como no serviço odontológico de prefeituras.    

 

O profissional realiza diagnóstico, planeja e executa tratamentos dentários, lida com procedimentos estéticos, faz extrações e cirurgias, e projeta e instala próteses e dentaduras. Algumas áreas de atuação são: Clínica geral; Saúde pública; Odontopediatria; Estomatologia; Endodontia; Ortodontia; Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial; Periodontia; Odontologia do trabalho.

 

Conteúdos Curriculares

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Odontologia estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade. A sequência estabelecida para o desenvolvimento do curso permitirá ao aluno entrar em contato, o mais cedo possível, com a realidade social e dos serviços de saúde, segundo grau de complexidade compatível com o nível de informação e amadurecimento do mesmo. Estarão incluídos no curso atividades extraclasse, definidas e articuladas com o processo global de formação.

O curso de Odontologia do Iespes conta com laboratórios específicos para odontologia e a Clínica-escola que contempla todos os serviços e especialidades em odontologia. Estes cenários de aprendizagem são utilizados pelos professores e alunos a partir do 4º período do curso, conforme preconiza a matriz curricular do PPC que privilegia a Atenção Básica da Saúde e a Estratégia Saúde da Família nos quatro primeiros semestres do curso em tela.

 

 

 

Fale  com a coordenadora

Verena Pereira Maia Miranda

Coordenadora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade São Francisco (2007). Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Cursou aperfeiçoamento em Tomografia computadorizada pela Fundecto-USP (2009). Mestrado em Radiologia Odontológica e Estomatologia em andamento, pela Faculdade de Odontologia e centro de pós-graduação São Leopoldo Mandic. Docente no IESPES desde 2011. Atualmente responde pela coordenação do curso de odontologia.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!