Socialização do PI mobiliza acadêmicos e professores

Diversos bairros de Santarém receberam, no primeiro semestre deste ano, ações de intervenção acadêmica dos cursos do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Foram atividades ligadas ao Projeto Interdisciplinar (PI) que objetiva levar à comunidade os conhecimentos adquiridos na academia.

No sábado, 30 de maio, houve a socialização dos projetos realizados, ocasião em que os alunos apresentaram, em sala de aula, os relatórios aos professores do que foi desenvolvido ao longo do semestre nos bairros de atuação.

Os acadêmicos desenvolvem projetos que estão relacionados com os assuntos discutidos em sala de aula, em seus cursos. Esses projetos beneficiam a comunidade com ações nas áreas de saúde, educação, comunicação, meio ambiente, além de reflexões sobre problemáticas da atualidade. As intervenções são realizadas em forma de palestras, oficinas, minicursos, pesquisas, entre outras, que no primeiro semestre de 2015 envolveram os bairros Santarenzinho, Maracanã, Floresta e Santo André.

O Projeto Interdisciplinar oferece integração do acadêmico com a comunidade, através das ações realizadas nos bairros e se configura como uma oportunidade de se aproximar da prática profissional de cada curso. O PI funciona de acordo com a proposta curricular do IESPES, fazendo com que as disciplinas possam contribuir para a melhor formação do acadêmico.

Muitos trabalhos se destacam na instituição. Um deles é a ideia de reativar uma rádio interna em uma escola municipal através do PI, envolvendo acadêmicos de jornalismo na Escola Paulo Rodrigues dos Santos, bairro Floresta. “Minha concepção enquanto acadêmica é que o projeto interdisciplinar, o PI, é uma grande oportunidade que nós temos de ampliar nossos conhecimentos, e colocar em prática aquilo que a gente aprende em sala de aula, além de dar oportunidade para outras pessoas, no caso os comunitários, de terem contato com novas formas de conhecimento”, afirma aluna Thaís Barros, do curso de Jornalismo.

O projeto interdisciplinar faz parte da extensão universitária da instituição, sendo uma iniciativa em que os alunos, por meio de uma ação prática, identificam uma problemática em uma comunidade e procuram contribuir para reduzir os impactos negativos.

O coordenador de Pesquisa e Extensão do IESPES, Albino Portela reforça o incentivo da instituição. “A nossa parcela de contribuição para a sociedade santarena tem o objetivo de beneficiar a sociedade e dar oportunidade para que os alunos saiam da teoria e passem a ter contato direto com a atuação profissional”. Aproximadamente, 20 projetos são apresentados por semestre.