70 anos do Rádio em Santarém será discutido durante Colóquio no Iespes

O curso de Jornalismo do Iespes promove na quarta-feira, 24, o I Colóquio sobre o Dia Municipal do Rádio, para celebrar os 70 anos do Rádio na vida dos povos da Amazônia. Acadêmicos da área de Comunicação, Pedagogia, estudantes de ensino médio, comunicadores e a comunidade em geral estão convidados a participar.

O evento é de iniciativa do projeto de pesquisa “A influência do Rádio no processo de urbanização em Santarém”, de iniciativa da coordenadora do curso de Jornalismo, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), Sindicato dos Jornalistas e Sindicato dos Radialistas.

Durante uma mesa interativa, representantes do IHGTap, Rede de Notícias da Amazônia, Sindicato de Radialistas e do Iespes, sob mediação do representante do Sindicato dos Jornalistas, Jota Ninos, vão abordar “70 anos do Rádio em Santarém: história e perspectivas”.

“O objetivo é fazer reflexões sobre a importância desse veículo para o desenvolvimento da região nas perspectivas comunicacional, educacional e social”, detalha a professora Rosa Rodrigues.

A primeira rádio da cidade foi fundada em 24 de outubro de 1948. Por ocasião dos 50 anos do rádio, em 1998, foi criado o Dia Municipal do Rádio, para marcar a data.

As inscrições serão feitas às 18h30, gratuitamente, e o evento começará às 19h, no auditório do Iespes.

Programação:

18h30 - Credenciamento

19h - Abertura com a coordenadora do Curso de Jornalismo e o diretor do Iespes

- Mesa redonda: 70 anos do Rádio em Santarém: história e perspectivas

- Mediador: Jota Ninos (Sinjor)

- Participantes:

1. Oti Santos (IHGTap)

2. Joelma Viana (Rede de Notícias da Amazonia)

3. Sullywan Almeida (Sind. Radialistas)

4. Paulo Lima (Iespes)

- Momento das perguntas