Iespes é reconhecido pelas ações na comunidade com o selo de responsabilidade social

O Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) participou da 14ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), e recebeu o selo de responsabilidade social 2018/2019.

O diretor do Iespes, Juarez de Souza, ressalta que o reconhecimento reforça a missão de beneficiar a comunidade com ações de saúde e cidadania, que são a marca da instituição desde de sua criação. Ele destaca que as ações são uma forma de incentivar os acadêmicos a devolverem para a comunidade o que eles aprendem em sala de aula.

“Ajudar alguém faz parte do dia a dia e da formação dos alunos. Temos um papel muito importante numa formação humanística, onde ele devolve um pouco do conhecimento adquirido, ajudando quem precisa”.

O Iespes incentiva os alunos a atuarem em prol da comunidade por meio de Ligas Acadêmicas, Projeto Interdisciplinar (PI), Projetos de Extensão, entre outras diversas intervenções, durante a permanência na instituição.

Além das ações sociais que o Iespes oferta durante o ano, foi desenvolvida, em especial, uma ação integrada no dia 22 de setembro, na área de ocupação Vista Alegre do Juá, com atendimentos de saúde e atividades lúdicas para a população, marcando a participação na campanha da ABMES.

Jhâmela Soares, que coordenou a ação, ressaltou que a equipe levou serviços que atendessem as necessidades dos moradores. “Entramos em consenso com a diretoria em fazer a ação no Juá, que é bem afastado e recém-construído, e o morador tem dificuldade de acesso à saúde e educação”, explicou.

Ela ressaltou que os serviços reforçam a missão da mantenedora do Iespes, Fundação Esperança, que foi criada por Frei Lucas Tupper, para ajudar os mais necessitados.

“São valores missionários que carregamos, de olhar para a comunidade, ver o que ela está necessitando. A mantenedora foi construída com base em valores missionários, de mostrar o amor, a esperança e a caridade pelo outro e o único retorno ser o sorriso e a gratidão pelo seu trabalho”, frisou.

A responsável técnica pelo LabIespes (Laboratório de Ensino do Iespes), Socorro Galúcio, liderou a equipe do laboratório ofertando atendimentos de saúde. Ela também reforçou que as ações são uma forma de dar continuidade ao trabalho e os ensinamentos de Frei Lucas. “Para a instituição, responsabilidade social é prioridade”, afirma.

Galúcio ressalta que os acadêmicos são comprometidos com a causa social da instituição e as experiências vão contribuir positivamente na atuação profissional deles futuramente.

“Aproveitamos para trazer os acadêmicos e envolver eles desde cedo para que atendam bem a população no mercado de trabalho. [...] Fazemos isso com muita alegria. Vamos para um evento no sábado, com os acadêmicos que estão comprometidos, por que é esse profissional que o mercado espera”, conta.

Na ação social do Juá, foram ofertados atendimentos odontológicos, farmacêuticos, de enfermagem, orientações sobre automedicação, sobre saúde bucal, entrega de kits de higiene bucal, atendimentos de fisioterapia sobre obstrução nasal, destinados a crianças, e atividades lúdicas, com teatros, promovidas por equipes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia.

Por meio dos teatros, as crianças aprendiam enquanto brincavam. As atividades foram uma forma de chamar atenção dos participantes sobre assuntos importantes com relação à saúde e temas sociais, como a diversidade e inclusão.

Toda a equipe foi muito bem recebida. “Foi muito gratificante para a comunidade, com essa multidão de crianças. Os atendimentos foram muito bons. É a primeira vez que uma ação como essa acontece, desde que eu cheguei aqui, no início do ano”, contou Marineide Regis Silva, que levou os filhos e as colegas para participar da ação.

O gerente da Fundação Esperança, Edney Pimentel afirma que o selo é mais um reconhecimento pelo trabalho que a Fundação desenvolve há 48 anos e o Iespes há 17, sempre com a missão de melhorar a qualidade de vida da população. " É algo importante para compartilhar com muita gratidão e dedicar a cada um dos nossos colaboradores e estudantes que diariamente fazem a diferença na vida de milhares de pessoas, seja com ações de saúde ou de educação", se alegra.