top of page

Durante visita técnica, alunos de Gestão Ambiental realizam diagnóstico no Lago Papucu


Alunos do curso de Gestão Ambiental do Iespes, acompanhados pelo professor Darlison Nobre, realizaram uma visita técnica, no domingo, 24, no Lago Papucu, na área urbana de Santarém. A turma do 3º semestre fez um diagnóstico ambiental rápido com o objetivo de analisar os riscos para a saúde dos moradores da margem esquerda do lago.

Eles observaram os transtornos para as pessoas neste período chuvoso da Amazônia, em que as áreas de várzea ficam inundadas. O professor Darlison Nobre explicou que, no local, houve um crescimento urbano desordenado na área da margem esquerda do lago, e que a situação é preocupante.

“Famílias de baixa renda construíram suas residências de forma improvisada neste local úmido, vindo a surgir um problema social que expõe as pessoas a diversos riscos em decorrência da ocupação em um lugar não adequado, pois esta situação é agravada pela cheia dos rios e igarapés no período de fevereiro a julho, estação chuvosa na região amazônica”, comentou.

Conforme o que foi analisado, os alunos vão discutir o assunto em sala de aula. O objetivo é fazer um acompanhamento da situação e abordar a origem dos riscos e processos naturais agravados pelas atividades do homem, como a ocupação irregular. Darlison explica que na área há o despejo de água do esgoto a céu aberto e que a saúde da população fica comprometida pela falta de saneamento. O professor destaca que uma intervenção por parte do poder público precisa ser realizada.

“Este tipo de risco social precisa ser percebido pelo poder público no propósito de encontrar soluções responsáveis que permita evitar apropriação irregular destas áreas de preservação permanente. As consequências para o grupo social no plano local que habita esta zona úmida são agraves, uma vez que as decisões políticas estão na origem dos riscos administrativos que necessitam de estratégia para minimizar os impactos sociais e ambientais por falta de saneamento”, relatou.

A visita técnica fez parte das disciplinas Gestão de Efluentes e Gestão Sanitária em Pequenas Comunidades, ministradas por Darlison.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page