Alunos de jornalismo participam de palestra sobre Fake News

Alunos das turmas do 4º, 6º e 8º semestres do curso de Jornalismo do Iespes participaram na quarta-feira, 29, da palestra “Fake News: como identificar e suas consequências jurídicas”. O assunto da atualidade foi abordado no evento organizado pela Trupe Jurídica em parceria com o curso da instituição. Também estiveram presentes estudantes do curso de direito e de jornalismo de outras instituições.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do curso de Jornalismo do Iespes, Rosa Rodrigues, pela presidente da Trupe Jurídica, Kayla Santos e pelo secretário geral da Trupe Jurídica, José Roberto Lins.

O jornalista e agente da Polícia Federal, João Barconi destacou os perigos das notícias falsas para a sociedade, e como as redes sociais que têm sido ferramenta para a propagação dessas notícias fraudulentas ou inverídicas.

O assunto também foi abordado pelo advogado criminalista, Gustavo Inácio que destacou as implicações jurídicas relacionadas à produção e difusão de notícias falsas. Ele ressaltou ainda que devido à falta de uma legislação específica, tem sido um desafio no campo jurídico. Para Rosa Rodrigues é muito importante discutir o tema, tanto dentro das instituições diretamente com a comunidade acadêmica, quanto com a sociedade em geral. “É necessário ficarmos atentos a essas divulgações falsas que causam muitos prejuízos a sociedade. Há a necessidade de ações educativas, tanto no âmbito dos profissionais de comunicação, quanto em outras áreas porque todos são envolvidos”, ressaltou. A Trupe Jurídica é uma Organização Não Governamental (ONG) formada exclusivamente por estudantes do curso de direito, presente em três universidades de Santarém. A organização tem como objetivo levar lições de cidadania à comunidade, abordando e discutindo temas relevantes e atuais para a sociedade. O grupo tem como lema : transformar a sociedade pelos caminhos da fraternidade, liberdade e igualdade.