top of page

Atividade valoriza diversidade da cultura regional


A turma do 7°semestre noturno e vespertino do curso de Enfermagem do Iespes realizou, ontem, 9, uma atividade de valorização da cultura indígena, quilombola e ribeirinha da região Norte. A ação foi conduzida pela professora Andrea de Souza Costa. Na ocasião houve exposição de banners, maquete quilombola, exposição de iguarias étnicas dos grupos Zoé e Munduruku e apresentações de danças e músicas regionais.

Os alunos divulgaram também um material produzido nas comunidades. Inicialmente, a turma fez uma pesquisa nos locais, conheceram enfermeiros que trabalham nas comunidades, e puderam entender como é realizada a assistência a esses povos.

Os alunos observaram a diversidade cultural de etnias indígenas, a forma de assistência diferenciada aos ribeirinhos, que vivem distantes da zona urbana, e as vestimentas, danças típicas, e rituais que proporcionam saúde e bem-estar e formam a cultura tradicional quilombola.

Com as pesquisas os acadêmicos podem conhecer áreas de atuação e estar capacitados para trabalhar diretamente na assistência às populações da região. A coordenadora do curso de Enfermagem do Iespes, Leidiane Gonçalves, diz que é oportuno apresentar as culturas dentro da instituição. “O objetivo era falar sobre diversidade na instituição, onde há um grande índice de estudantes da região, e apresentar a cultura e identificação social de nossos povos”, afirma.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page