NAF do Iespes realiza declaração de imposto de renda 2020 via WhatsApp
- johnnyfe
- 18 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis do Iespes realizará a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 para a comunidade via celular, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os atendimentos serão feitos na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de junho, pelo aplicativo de mensagens instantâneas whatsApp: (93) 98410-5225. "As pessoas que são obrigadas a declarar, e com menor poder aquisitivo, podem enviar a documentação necessária que nós elaboramos a declaração. O NAF presta este serviço há alguns anos, presencialmente, mas devido as circunstâncias que vivemos atualmente, este ano será de forma virtual", informou o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Anderson José Silva de Lima.

Atenção ao prazo Devido a pandemia do novo coronavírus, o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda foi prorrogado para o dia 30 de junho. "A população deve ficar atenta. Caso a pessoa que tenha a obrigação e não declare o imposto de renda até a data, terá que pagar multa no valor de R$ 165,74 ou de até 20% do valor declarado. As pessoas podem agendar que estaremos atendendo de forma virtual para que elas não percam o prazo e estejam em dia com as contas do leão", finalizou Anderson. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com o Iespes, que presta serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. O NAF contribui para o desenvolvimento técnico e práticos dos acadêmicos do curso. Os alunos habilitados para prestar serviços no NAF realizam atendimento aos contribuintes, esclarecendo dúvidas e prestando orientação à comunidade. Os documentos necessários para declarar, são: - Recibo e a declaração do ano anterior; - Documentos pessoais do declarante: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência; - Lista de dependentes com os números de CPF; - Informes de rendimentos fornecidos por todas as fontes pagadoras; - Informes sobre saldos e rendimentos fornecidos pelas instituições bancárias; - Comprovantes dos rendimentos recebidos de pessoa físicas, como trabalhos não assalariados, aluguel, pensão alimentícia; - Comprovante de apuração mensal do Carnê-leão e dos DARF'S (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) pagos; - Dados de compra e venda de imóveis, veículos e outros bens adquiridos ou vendidos em 2019; - Comprovantes de despesas com: escolas, faculdades, médicos, dentistas, clínicas, hospitais, exames laboratoriais e radiológicos, aparelhos e próteses ortopédicas, planos de saúde no Brasil (Juntamente com identificação do titular da declaração ou dos dependentes).








































































































Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor do…