top of page

Turma de Segurança do Trabalho visita Companhia das Docas do Pará


Alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho, da turma Pronatec 2016 do Cepes, acompanhados pelo professor Darlison Nobre, realizaram visita técnica, ontem, 26, na Companhia das Docas do Pará (CDP). Dessa vez, a turma acompanhou a operação de descarga de um navio, e da função da NR 29, norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário.

O agente federal Gerson Pimentel Chagas, administrador Portuário da CDP, apresentou aos alunos as instalações dentro da área do porto. O navio veio da Califórnia – USA, com fertilizantes. O grupo teve a oportunidade de conhecer como são realizadas as atividades de descarga, a atribuição de cada profissional, as medidas de segurança adotadas, e se o material atende o que determina as normas regulamentadoras.

Darlison Nobre destaca que a experiência possibilitou uma melhor clareza de normas a partir da observação, pois a turma só conhecia na teoria. “Foi uma novidade. Eles acharam maravilhoso porque verificaram o que a norma determina e como ela é desenvolvida na prática. Eles puderam visualizar a aplicabilidade das medidas, e das pessoas responsáveis para que toda atividade aconteça seguindo os critérios de segurança”.

Foram mostradas as atividades dos trabalhadores portuários em terra firme, quais os responsáveis pela parte de transporte, o objetivo do material descarregado, fiscalização, área de sinalização, onde o pedestre deve caminhar, e quem são as pessoas autorizadas para permanecer em determinado local.

Além das atribuições voltadas aos técnicos em Segurança do Trabalho, como verificação das zonas de perigo e segurança dos trabalhadores, os alunos observaram as atividades integradas com os demais profissionais, como os portuários. O processo operacional é gerenciado por uma equipe, e para cada atividade a ser realizada, há um tempo específico.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page