top of page

Encontro de Pedagogia vai debater desafios e perspectivas do trabalho docente


Um encontro, organizado todos os anos pelo curso de Pedagogia do Iespes, será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, com o tema: desafios e perspectivas do trabalho docente. O encontro é organizado pelo colegiado do curso, tendo à frente da organização a turma do 8° semestre, e tem o objetivo de trabalhar a educação básica como processo pedagógico, envolvendo conhecimentos específicos e interdisciplinares. Serão abordadas formas de trabalhar com disciplinas em diversos contextos.


A coordenadora do curso, Marinete Lima, afirma que o tema é muito discutido no atual contexto brasileiro, devido à necessidade de trabalhar com a formação docente. “Discutir a formação docente neste cenário da educação brasileira, nos faz refletir sobre o que os cursos de licenciatura poderão estar fomentando e colocando como relevância dentro da formação docente. É um tema instigante e atual”, aponta.


No primeiro dia haverá um workshop, das 16h às 18h. Depois será realizada uma apresentação cultural e, em seguida, as palestras: “Desafios para um ensino inovador na Educação Infantil”, que iniciará às 20h, e “A voz oficial da Alfabetização”, que será ministrada das 20h30 às 21h. As palestras tratam da educação básica que inicia na educação infantil, da escola inclusiva, do ensino fundamental, do foco na alfabetização. De modo geral, das experiências dos anos iniciais, que é a formação do professor na educação básica.


Haverá também o lançamento dos livros “educação integral: concepções e práticas à luz dos condicionantes singulares”, em que a coordenadora de Pedagogia do Iespes é coautora; “etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares”, em que o professor Paulo Marcelo é coautor; e “o coordenador pedagógico no cotidiano da gestão escolar”, “que trata da formação de gestores e do coordenador pedagógico, tendo em vista que o curso de Pedagogia, como ressalta a professora Marinete Lima, abrange toda a área de conhecimento.


No dia 14 será realizada uma homenagem aos professores do Iespes, com objetivo de valorizar os profissionais. Mais duas palestras serão ministradas, uma sobre “Experiências: contos e encantos nos anos Iniciais”, e outra sobre “Adaptação curricular no contexto da Educação Especial”.


“Os alunos com necessidades especiais estão na turma junto com os outros alunos, então é um desafio para professor adaptar o conteúdo e o currículo escolar para que possa atender também esses alunos. É uma discussão importante para os futuros professores”, destaca Marinete Lima.


Será realizada ainda uma apresentação cultural, com alunos do 8° semestre do curso, e outra com a participação de Nato Aguiar.


ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page