top of page

Curso de Gestão Ambiental do Iespes participa de evento no STTR


A coordenação, professores e alunos do curso de tecnologia em Gestão Ambiental do Iespes participaram, hoje, no período da manhã e tarde, do evento intitulado “Desafios e soluções em relação a agricultura familiar”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), de Santarém. Alunos do 4º semestre do curso realizaram uma atividade de orientação profissional com os agricultores sobre a profissão de Gestão Ambiental e mercado de trabalho. A coordenadora do curso, professora Ederly Silva, e os professores Darlison Nobre e José Nazareno Palheta Ramos participaram do evento.

O tema do evento embasou-se, antes de tudo, no desafio da produção de alimentos para toda uma nação. Os professores Darlisson Nobre e Ederly Santos Silva participaram das reuniões em grupos com os agricultores, propondo soluções para as problemáticas discutidas por alguns líderes de comunidades. As propostas serviram de subsídio para minimização dos problemas enfrentados pelos agricultores familiares.

Várias comunidades santarenas associadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém participaram e atribuíram uma série de fatores desafiadores. Entre eles, destacam-se: os problemas relacionados à burocracia na aquisição de crédito para financiar empreendimentos na agricultura, problemas de infertilidade do solo, escassez de água para irrigação dos plantios, ataque de pragas nas plantas ocasionando a má qualidade da produção e transportes inadequados para escoamento da produção.

A turma do 4º semestre, além de levar informações sobre o curso, observou as discussões do evento e aprendeu mais com as temáticas. O evento promoveu um trabalho em equipe para apresentar a agricultura familiar e o meio rural santareno para além da sua importância na produção de alimentos. Também foi destacada a visualização do campo como um lugar de oportunidades e crescimento, retratando o meio rural como uma opção de vida, sustentável, com desenvolvimento e possível perspectivas futuras de modernização em um novo projeto de agricultura familiar.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page