top of page

PI de turma de Radiologia produz cartilha para escola


Acadêmicos do 4º semestre do curso de Radiologia do Iespes, juntamente com o professor Antônio Junior, realizaram, na manhã de hoje, uma intervenção do Projeto Interdisciplinar (PI) na Escola Estadual Almirante Soares Dutra. A turma entregou 10 cartilhas educativas, produzidas pelos próprios acadêmicos, com informações sobre patologias da coluna vertebral. Outras 10 cartilhas foram deixadas na biblioteca do Iespes. Ainda fazendo parte do PI, nesta quarta-feira, 19, na escola, foi realizado um circuito de palestras sobre o assunto, para alunos do 3º ano do ensino médio.


No circuito de palestras, foram montados quatro estandes. No primeiro, os acadêmicos destacaram as informações gerais sobre as patologias. No segundo, as exposições deram ênfase nos sintomas. No terceiro estande, destacou-se a tomografia, a ressonância e o raio x, e no quarto se falou sobre tratamentos e orientações gerais de como evitar as complicações. Todas as informações são base do conteúdo cartilha elaborada pelos acadêmicos.


Após as palestras, o fisioterapeuta José Alexandre Silva, professor do Iespes, realizou exames visuais nos alunos para avaliar a postura e a identificação de alguma patologia. O educador físico Darcival Júnior fez exercícios físicos para trabalhar a coluna.


O professor Antônio Junior explica a escolha do tema trabalhado pelos acadêmicos: “Como eles tem uma sobrecarga na coluna devido aos materiais escolares que carregam, os alunos escolheram tratar deste tema”.


Na primeira etapa, a turma trabalhou com o ensino básico, na escola Rotary, sobre hérnia de disco. Agora, com o ensino médio, os acadêmicos doaram cartilhas que tem como título: Desvios da Coluna Vertebral: Cifose, Escoliose e lordose.


A acadêmica Suzan Corrêa fala sobre a gratidão em trabalhar com o PI. “Sem dúvida, a melhor recompensa do PI é poder transmitir nosso conhecimento para com o próximo. Nosso objetivo era sensibilizar estudantes, para que esses possam quebrar hábitos frequentes, muitas vezes inadequados. Para mim só resta a gratificação, é maravilhoso poder levar nosso aprendizado adquirido na sala de aula para pessoas 'leigas' no assunto", ressalta.


A cartilha está dividida em nove tópicos: 1. Mas, o que é cifose, escoliose e lordose? 2. Esses problemas de coluna podem ocorrer para qualquer pessoa? 3. Qual a causa dessas doenças? 4. Quais os sintomas de cifose, escoliose e lordose? 5. Quais os exames que ajudam a fazer o diagnóstico dessas doenças? 6. Qual o tratamento da cifose, escoliose e lordose e por quanto tempo preciso (ou vou precisar) me tratar? 7. A cifose, escoliose e lordose têm cura? 8. Pode praticar atividades físicas? E há alguma atividade indicada? 9. Qual o médico especialista indicado para fazer meu acompanhamento da patologia?


ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page