top of page

Edital do Enem 2017 já está disponível


O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) apresentou novidades para a edição 2017. Os cadernos de questões serão personalizados com o nome e número de inscrição do candidato impressos na capa e no cartão de respostas. As provas continuarão a ser aplicadas em quatro cadernos diferentes, e identificados por cores. Também há novidades para pedidos de isenção de taxa.

Pelas novas regras, a comprovação terá de ser mais completa, com informações, no ato da inscrição, sobre o Número de Identificação Social (NIS), que vai permitir uma busca automática a partir do cruzamento de dados com o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.

O objetivo da mudança é combater fraudes, como o uso indevido do recurso por pessoas com renda acima da faixa de isenção. Quem tiver a solicitação atendida pelo Inep, não comparecer aos dois dias de prova e desejar solicitar nova isenção em 2018, terá de justificar sua ausência no sistema de inscrição.Para isto, deverá anexar atestado médico, documento oficial judicial ou boletim de ocorrência que comprovem e justifiquem a sua abstenção.

Serão isentos da taxa de inscrição estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017, participantes carentes, de acordo com o CadÚnico (Dec. Nº 6.135/2007) e estudantes que se enquadrem às exigências da Lei nº 12.799/2013.

Em relação ao atendimento especializado, participantes com deficiência física ou outra condição especial, poderão solicitar um adicional de 60 minutos, mas apenas no ato da inscrição, e não mais na hora da prova, junto ao fiscal presente.

Outra novidade é a aplicação experimental de um dispositivo em vídeo com questões traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os surdos, e atendimento específico para outras necessidades. O pedido deve ser efetuado, da mesma forma, no ato da inscrição.

Aqueles que precisarem da declaração de comparecimento para o trabalho não mais poderão adquirir o documento no local da prova. O interessado deve imprimir a solicitação antes, pela página do Inep, e levá-la preenchida para a assinatura do coordenador da prova.

Para quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria, e quer tirar o documento de conclusão do ensino médio por meio do resultado do Enem, é disponibilizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). (Saiba mais)

As inscrições vão das 10h de 8 de maio de 2017 até às 23h59 de 19 do mesmo mês, e só podem ser realizadas pela internet. O pagamento deve ser efetuado até 25 de maio.

Confira:

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page