top of page

Alunos desenvolvem PI sobre desvios da coluna vertebral


Acadêmicos do 3º semestre noturno do curso de Radiologia, em conjunto com alunos do mesmo semestre do curso de Fisioterapia do Iespes, realizaram ontem, 3, uma intervenção do Projeto Interdisciplinar (PI) com alunos da Escola Estadual Pedro Álvares Cabral.

Na programação, houve uma palestra educativa para os alunos, na própria escola, abordando o tema do PI de Radiologia: Saúde e comunidade escolar: desvios da coluna vertebral – escoliose, lordose e cifose. Na sequência, foi anexado, em cada sala de aula, um banner ilustrado em tamanho A2, com orientações sobre cuidados posturais referentes a coluna vertebral (de como sentarem corretamente nas cadeiras escolares e carregar mochilas), material esse que tem os próprios alunos da escola como personagens.

O orientador da turma, professor Antonio Junior Amorim, explicou que o objetivo do PI “é melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população, por meio da disseminação de conhecimentos acerca de cuidados com a coluna vertebral, visando à prevenção de escoliose, lordose e cifose, a partir de correções posturais em atividades comuns no meio escolar”.

Após a programação na escola, os alunos foram conduzidos ao campus II do Iespes, onde visitaram os laboratórios de anatomia, interpretação de imagem e fisioterapia. Os alunos passaram por uma avaliação postural, peso da mochila e avaliação da pisada, realizadas por acadêmicos e professores de Fisioterapia, para verificação de possíveis desvios da coluna. O tema do PI da turma é "Fisioterapia na Avaliação Postural de Escolares", e tem como orientadora a professora Elidiane Kono.

A escola Pedro Álvares Cabral ganhou um selo de “amiga da coluna vertebral” por ter participado deste processo de sensibilização do grupo escolar.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page