top of page

Acadêmicos de Gestão Ambiental visitam Estação de Tratamento de Esgoto licenciada


Acadêmicos dos I, II e V semestres do curso de Gestão Ambiental do Iespes conheceram a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto da empresa Vitoria Serviços Sanitários, o primeiro empreendimento a ter uma ETE licenciada em Santarém e região.

Os alunos estiveram em visita técnica no empreendimento, que tem capacidade para tratar diariamente aproximadamente 48 m³ de esgoto doméstico e com 94% de eficiência. A visita fez parte de uma aula prática da disciplina de Uso e Ocupação do Solo, que tem como docente o professor José Palheta.

Também estiveram presentes na visita os professores Bruno Leão, Marijara Serique e Darlison Nobre, todos docentes do curso de TGA. “Apesar do aspecto, os acadêmicos ficaram maravilhados em como um empreendimento que fica fora da área urbana, atende todos os dias uma população praticamente da região central do município”, comentou o professor Darlison Nobre.

O responsável pelo empreendimento apresentou aos alunos os estudos necessários para implantação do sistema naquela parcela do solo no município, como: Estudos de Impactos de Vizinhança, Análise dos Efluentes gerados, Licença de Operação, dentre outros.

O acadêmico Tiago Rosa, do II semestre do curso, se surpreendeu com a pouca degradação ambiental que a empresa evidencia. “É incrível como um empreendimento desse porte está cravado em uma área com espécies florestais e animais nativos da região, e mesmo assim, com os impactos ambientais negativos aparentemente controlados”, frisou.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page