top of page

PI de Psicologia aborda Bullying e homossexualidade na adolescência


O Projeto Interdisciplinar (PI) de alunos do 5º semestre noturno do curso de Psicologia do Iespes deu enfoque, neste semestre, a temática bullying e homossexualidade na adolescência. Os acadêmicos realizaram a primeira intervenção do semestre na sexta-feira, 5, com alunos da escola Almirante Soares Dutra, no bairro Caranazal.

O advogado André Fonseca e a acadêmica do10 º semestre de Psicologia, Cleide Basgal, que trabalha em projetos relacionados ao tema, foram convidados para ministrar uma palestra para a turma do 2º ano do ensino médio da escola. Ao final, os acadêmicos fizeram uma dinâmica para saber se os alunos tinham assimilado o conteúdo, e segundo o acadêmico Jefferson Feitosa Freitas foi bem produtivo.

O acadêmico explicou que os participantes puderam fazer uma reflexão sobre os impactos do bullying na adolescência. “O objetivo principal foi proporcionar uma reflexão sobre como o bullying vem afetando ou, até mesmo, tirando a vida de tantos adolescentes. Temos um exemplo do jogo Baleia Azul, onde a maioria que participa são jovens”, citou.

Ele lembra que o bullying, motivo de tantos suicídios entre os jovens, muitas vezes está ligado à questão da homossexualidade. “A maioria dos suicídios entre jovens está ligada as suas sexualidades e isso, dentro do contexto de adolescentes, é um fator bem positivo para que o suicídio venha acontecer”, afirma.

O tema central do PI é sexualidade na adolescência. A cada semestre, os alunos permeiam subtemas dentro do tema central. Esta foi a 3ª intervenção, e teve como orientadora a professora Fernanda Zeidan.

Os acadêmicos trabalham com os mesmos alunos da escola desde quando eles estavam no nono ano do ensino fundamental, e vão acompanhá-los até que finalizem o ensino médio. A partir do próximo semestre será abordada a questão da pornografia na adolescência, e o que o assunto representa para eles nessa faixa etária.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page