top of page

XIV Jornada Científica aborda Pesquisa e Pesquisador: desafios e responsabilidades


Em comemoração ao aniversário de 16 anos do Iespes, na quarta, quinta e sexta-feira da semana passada, 10, 11 e 12, foi realizada a XIV Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica da instituição. O tema deste ano foi: Pesquisa e Pesquisador: desafios e responsabilidades.

Participaram profissionais e estudantes de diversas áreas. Minicursos, palestras, e apresentações culturais fizeram parte da programação dos três dias de evento além, é claro, da apresentação e defesa de trabalhos científicos para concorrer aos prêmios Pôster da Galera e Jovem Pesquisador.

Os ganhadores do prêmio Jovem Pesquisador receberam: 1º lugar – notebook e certificado, 2º lugar – tablet e certificado, e 3º lugar – smartphone e certificado. Na categoria pôster, os trabalhos ficaram expostos para apresentação no segundo dia de evento, na área externa do Iespes.

No total, foram 306 resumos aprovados, dos 420 inscritos, batendo recorde de inscrições.

As palestras realizadas durante os três dias da jornada foram sobre o tema do evento e sobre “Admirável Mundo Tecnologicamente Novo”, e “Iniciação Científica na Prática de Sala de Aula: um desafio para docentes e discentes”.

Também foi feita uma mesa redonda sobre “A produção científica do Iespes”, com a participação de professores pesquisadores que tiveram trabalhos financiados pela instituição.

A Jornada Científica configura-se como um espaço de compartilhamento de saberes, com a socialização de resultados de pesquisas e trabalhos de extensão. O evento é uma forma de incentivar a iniciação científica por parte dos acadêmicos, e discutir a pesquisa como fonte do conhecimento em sala de aula, e na vida profissional.

Além disso, a comunidade acadêmica tem a possibilidade de ter acesso a resultados de pesquisas realizadas pelas diferentes Instituições de Ensino Superior (Ies).

Os trabalhos aprovados estão disponíveis para apreciação no Livro de Resumos da Jornada

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page