top of page

Acadêmicos escolhem DCE de forma democrática no Iespes


Ontem, 29, ocorreu a eleição direta e democrática do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizada pela primeira vez no Iespes. O DCE voltou a funcionar na instituição agora pelo voto dos estudantes. Antes, o aluno representante do DCE era indicado pela instituição. Para a eleição, foram quatro chapas concorrentes, sendo a vencedora a Universitários em movimento I.

O processo da eleição começou em fevereiro deste ano. Em maio, foi liberado o edital para inscrições e composição das chapas, por grupos de sete alunos, de cursos variados, e de sexos diferenciados. Os alunos se organizaram e entregaram fichas de inscrição.

As chapas foram apresentadas na última semana e o processo foi consolidado ontem, por meio da eleição. “Do dia 22 a 26 de maio ocorreu a divulgação das chapas. Cada uma teve um dia da semana pra fazer sua campanha. Os alunos visitaram as salas de aulas, divulgaram suas informações, mostraram quais seus interesses, o que querem propor para melhorar a instituição”, ressaltou o diretor do Iespes Juarez de Souza.

Os diversos alunos do Iespes, nos turnos da manhã, tarde e noite, nos dois prédios da instituição, puderam votar na chapa que melhor representasse seus interesses. O DCE é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes de uma instituição de ensino superior, com a finalidade de defender seus direitos.

A chapa vencedora Universitários em movimento I apresentou como algumas das propostas: contribuir para a área da acessibilidade e inclusão social, esporte, cultura e lazer, pesquisa e extensão, estrutura e serviços, construção de núcleos estudantis e instrumentalização da Língua Inglesa.

O presidente da chapa, José Cândido Corrêa de Araújo, acadêmico de Psicologia, em nome dos demais membros da chapa, agradeceu a confiança dos alunos e ressaltou o vínculo criado com muitos deles. “Nesse curto período eleitoral, pudemos sentar e discutir as demandas essenciais levantadas pelos estudantes do Iespes, criamos novos vínculos, pudemos interagir com pessoas de todos os cursos e assim queremos continuar fazendo durante todo o nosso mandato”.

Além disto, reforçou o objetivo de contribuir com a instituição e parabenizou as demais chapas. “A nossa melhor forma de agradecimento será trabalhando em prol da comunidade acadêmica do Iespes, contribuindo para o crescimento da nossa querida Instituição. Queremos parabenizar as outras chapas que também se empenharam e trouxeram propostas relevantes e as convidamos para fazer parte da gestão junto conosco, para assim unirmos força e pelos interesses dos nossos colegas estudantes”, finalizou.

A chapa vencedora ficou composta da seguinte forma:

Presidente

José Cândido (Psicologia)

Vice Presidente

Clédson Queiroz (Pedagogia)

Secretaria

Thayllany Mattis (Psicologia)

Fernanda Cecília (Enfermagem)

Isaac Almeida (Farmácia)

Tesouraria

Dayani Oliveira (Psicologia)

Alex Pietro (Biomedicina)

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page