top of page

Turma de Enfermagem visita setor de processos de gerenciamento de resíduos do HRBA


Acadêmicos do 8º semestre noturno do curso de Enfermagem do Iespes realizam ontem, 11, uma visita técnica no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sob a supervisão da professora Erli Marta. A visita foi realizada no setor de processos de gerenciamento de resíduos e teve o objetivo de demonstrar as atividades de gerenciamento na qual a enfermagem participa. A visita foi uma atividade complementar da disciplina Administração e Gerenciamento de Enfermagem na Atenção Hospitalar. Erli Marta ressaltou que os acadêmicos podem observar na prática o que é contextualizado na teoria, em sala de aula. A professora falou sobre a importância do profissional de saúde conhecer o processo de gerenciamento em todas as etapa. "Esse processo é muito importante porque aborda o gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde e o profissional da área precisa conhecer desde o momento que os resíduos hospitalares são gerados até a disposição final", explicou. Os acadêmicos observaram as etapas em que os resíduos passam em todo o processo de gerenciamento dentro do hospital. "Eles puderam observar desde o momento da segregação, que é quando o resíduo é gerado, o armazenamento, onde ele deve ser classificado, e também a disposição final, o tratamento que esse resíduo deve ter antes que ele seja inserido em um recipiente, um local apropriado", detalhou a professora.

A acadêmica Resinalda Wangan falou sobre o aprendizado que a atividade proporcionou para ela como futura enfermeira. “Temos que ter bastante atenção quando for fazer qualquer procedimento, principalmente com os perfuros, que é onde mais corremos riscos de contaminação. Foi muito aproveitoso, pois conhecemos o local onde se faz o tratamento do material contaminado e onde os resíduos comuns são transformados para serem enviados ao aterro”, ressaltou.

Este foi o primeiro contato da turma com o setor, que cumpre a carga horária de atividade prática do curso de Enfermagem do Iespes.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page