top of page

Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar promove sua primeira aula pública


A Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar e Clínica Social (LAPHCS), do curso de Psicologia do Iespes, realizou, no sábado, 28, a sua primeira aula pública, com o tema: "Escuta clínica para além do consultório", sob orientação da professora Lívia Arrelias.

A professora afirma que a aula teve o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre o trabalho da clínica psicológica em um contexto diferente do que a clínica foi criada, o consultório particular. “O momento possibilitou questionar a atuação tradicional da clínica psicológica como lugar de intervenção exclusiva sobre a estrutura e a dinâmica psíquica humana”, contou a professora.

Foi exibido o documentário: "Eu + 1: uma jornada de saúde mental na Amazônia". O documentário apresentou a atuação de profissionais da Psicologia oriundos de diferentes lugares do país, no cuidado às populações que tiveram que abandonar suas casas, devido a construção de Belo Monte.

Lívia ressaltou que, a partir do documentário, foi possível compreender a importância de realizar uma escuta psicológica de acordo com a realidade onde ela acontece. “Assim, é possível ampliar a atuação da Psicologia Clínica clássica, do sujeito para a situação vivida. Esta é a postura ética que funda o fazer psicológico e confirma a humanidade de quem recebe os cuidados", finalizou.

ÚltimasNotícias
Arquivo
bottom of page