Semana do Cérebro é realizada pela primeira vez em Santarém

O Grupo de Estudos em Neurociências Aplicadas (Grupo Neuro), do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), promove nos dias 14 e 15 de março, a Semana do Cérebro, pela primeira vez em Santarém. O evento faz parte da campanha global denominada Brain Awareness Week (BAW), que tem o intuito de divulgar os benefícios do estudo do cérebro.

O tema é “Neurociência e memória. A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives e da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Organizações do mundo todo se unem, no mês de março, para divulgar conhecimentos em neurociências. “O evento busca levar para todos os públicos, informações sobre neurociência que possam promover saúde e qualidade de vida para a população”, explicou a professora do Iespes, Giovana Gibbert, coordenadora do Grupo Neuro.

Em Santarém, a programação vai viabilizar atividades voltadas para alunos do ensino médio, com abordagens sobre a importância da qualidade do sono para o aprendizado. No Iespes, será feito um ciclo de palestras sobre os avanços em pesquisas com relação a aprendizado, memória e cognição e as doenças neurológicas que podem interferir nestas condições. Também haverá o Cineneuro, com exibição de documentários.

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. “As atividades buscam aproximar o meio científico da comunidade, uma vez que o evento é aberto para o público acadêmico, profissional e para a comunidade geral”, ressaltou Giovana.

A programação do dia 14 inicia às 18h e vai até às 22h, e do dia 15, inicia às 14h e vai até às 22h.

O Grupo Neuro, responsável pelo evento, foi criado em 2017, com o objetivo de relacionar a teoria e a prática nas diversas áreas em que a Neurociências atua. Alunos de diversos cursos do Iespes participam das discussões realizadas pelo Grupo. Além da professora Giovana Gibbert, a professora Bárbara Risuenho também está a frente da iniciativa e coordena evento.

18h – CREDENCIAMENTO

18h30 – Apresentação cultural – Grupo CÉU “Clube Evangélico Universitário”

19h – ABERTURA

PALESTRA 1: Estimulação da Medula Espinhal: uma nova fronteira de estudo no auxílio do tratamento da doença de arkinson.

PALESTRANTE: Pro.f Dr. Maxwell Barbosa de Santana

PALESTRA 2: Cognição e aprendizagem: o indivíduo, o meio e diferentes experiências.

PALESTRANTE: Profa. Msc. Quezia Xabregas

14h30CINENEURO

SALA 1: Busca da memória - A neurociência de Eric Kandel

SALA2: My beautiful broken brain

PALESTRA 1: Atenção, memória e aprendizagem.

PALESTRANTE: Msc. Maria do Socorro Bentes Viana

PALESTRA 2: Tema a confirmar

PALESTRANTE: Dr. Marcos Honorato

PALESTRA 3: Acidente Vascular Encefálico: Mecanismos fisiopatológicos.

PALESTRANTE: Prof. Dr. Joanilson Guimarães Silva

Lançamento do edital da Liga de Neurociências Aplicadas.